segunda-feira, 28 de julho de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Família, um dom de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Caminhos de Deus
          Deus não fez nada difícil nem complicado. O ser humano, por mais bem feito que tenha sido feito, está tão ao alcance da mão e do coração. Um olhar é tudo, um grito de dor é uma destruição. O ser humano se fez família, o que é seu normal. Tantos desequilíbrios que sofremos nos tempos atuais podem ter suas raízes na ausência de uma família. Falando de família, temos que lembrar seu sentido maior, não só no egoísmo reduzido de três pessoas sem parentes. Na África pude ver a extensão da família compreendendo, tios, sobrinhos, cunhadas viúvas etc... Paulo VI, dizia que temos muito a aprender da sabedoria dos povos menos desenvolvidos. A família é o caminho que Deus oferece para o ser humano viver e sobreviver. É um dom a ser acolhido com alegria e gratidão. É bom ter para onde dirigir nosso coração O próprio Jesus, na sua encarnação, no seu modo de ser salvador, não constituiu família carnal, mas desenvolveu-se numa família. Ser família é ter condição para o pleno desenvolvimento espiritual e humano. Há problemas, mas o bem e o bom ainda superam. A própria vida sofrida em Nazaré, com as ameaças do Herodes e a fuga para o Egito, por mais que sejam modos de apresentar as verdades, não deixam de mostrar o quanto foi difícil ao casal Maria e José educar seu Menino. Assim nós podemos, em qualquer circunstância construir uma família. Por isso acreditamos nas pessoas que vão ao altar. Ele podem construir uma família por maiores que sejam as dificuldades.
Feitos de barro, mas cheios de ouro.
          É muito bom para nós, sabermos, que a família é frágil, cheia de dificuldades e problemas. É bom que seja assim. O homem é frágil, feito de barro, inacabado, sempre podendo se desenvolver e crescer. Quem constitui a família são o homem e a mulher nesta condição de fragilidade. A família também pode sempre crescer e se fazer sempre melhor. É uma abertura ao infinito. Quando Deus diz ao homem, crescei e multiplicai-vos e enchei a terra, está dando início ao este futuro. Nós pensamos que o casamento é o maior dia do matrimonio. É o ponto de partida que pode ser belo, mas inicial. Daí para frente é crescer como pessoa e como família, sendo um para o outro estímulo ao crescimento. O namoro é um passo importante para a descoberta do outro para aprender esta estrada de contínuo conhecimento e crescimento. Em Nazaré Jesus crescia em estatura, idade e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,29) O fato de Jesus ir para o Egito, mais que uma história está a indicar que Ele está reiniciando a história do novo povo, iniciando um novo crescimento.
Amor com amor se cura

          A Palavra de Deus faz uma descrição das virtudes familiares. Essas se sintetizam no amor. Esse amor vai ao mais concreto da vida matrimonial na solicitude e no respeito, no carinho para com os velhos que já perderam a lucidez. O respeito é tão valioso que é a razão de a oração ser atendida. Quem honra o pai e a mãe terá alegria com seus próprios filhos e, no dia em que orar, será atendido (Eclo 3,7). Quem respeita o pai terá vida longa (8). A caridade para com o pai... servirá para reparar os pecados. Que a Sagrada Família seja para nós uma bênção e um estímulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário