terça-feira, 22 de julho de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Experiência de Deus na história”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
46. Deus puxa a conversa 
Deus é silencioso, oculto, parece distante, tão distante que às vezes nos esquecemos que Ele exista, como um amigo que viajou e não nos comunicamos. Foi essa a tentação que o povo passou no deserto, quando Moisés subiu à montanha e o povo ficou sem seu chefe. ‘Onde está o Deus que nos tirou do Egito?’ Diziam. ‘O tal Moisés não sabemos o que foi feito dele’ (Êx 32). O povo não suportou um Deus assim tão fora do alcance dos sentidos. Fizeram um bezerro de ouro. É o que fazemos. Na realidade, Deus não é nada distante, Ele ama um dedo de prosa. Vemos isso na narração do paraíso terrestre quando Deus falava com o homem (Gn 3,8). Essa conversa de Deus com o homem não é só uma narração do passado, mas faz parte de seu jeito de ser que busca estar em contato com os homens e a possibilidade de cada um estar em contato com Ele. Se percorrermos as Escrituras veremos sempre esse diálogo que acontece no silêncio do coração e os escritores sagrados transformam em um fato narrado. É esse diálogo que dá sentido à história da humanidade. “Qual a grande nação cujos deuses lhe estão tão próximos como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? (Dt 4,7). Quando há a abertura para o diálogo com Deus é que já aconteceu a experiência de Deus. Experimentar Deus é um fato necessário para a vida de cada homem. Essa iniciativa de Deus ultrapassa nossos conhecimentos humanos e espirituais, pois ela é divina. É Deus quem dá as regras. Sua regra fundamental está descrita na Escritura com estas palavras: “Com amor eterno eu te amei e te chamei pelo nome, tu és meu” (Is 43,1). Essa experiência é um conhecimento personalizado – chama pelo nome. É um conhecimento de amor – com amor eterno eu te amei. 
47. Modalidades da experiência 
Cada um é cada um e Deus trata cada um a seu modo. Assim as experiências são personalizadas e cada uma difere da outra. Não podemos esquematizar e colocar modos a Deus. Foi um dos erros querer enquadrar Deus nos esquemas intelectuais. Ele vai além. Notemos a experiência de Moisés: foi o fogo que queimava e não consumia (Êx 3,1ss.). Isaías: Ela se dá no templo: “Apareceu-lhe a glória de Deus” (Is 6). A experiência de Jeremias: é um fogo que penetra os ossos e se torna irresistível. “Tu me seduziste, Senhor e eu me deixei seduzir... isso era em meu coração como um fogo devorador, encerrado em meus ossos” (Jr 20,7-10). Para Maria, foi como o orvalho sobre a relva: “O Espírito Santo virá sobre ti e te cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35). A experiência de Pedro: “Simão tu me amas?” (Jo 21,15). É preciso aceitar: “ tu sabes de tudo, sabes também que te amo” (17) 
48. Experiência e sinais 
Muitas vezes pensamos que são necessários sinais especiais, como contam dos antigos. Na verdade, não é bem assim. A experiência, quanto mais pura, mais silenciosa. Se virmos fatos maravilhosos, não nos assustemos. São secundários, mas podem acontecer. As pessoas podem ser agraciadas com estes dons, mas não está aí a experiência. Tomemos cuidado que alguns têm os fenômenos, sem a experiência. Ela é verdadeira quando abre para nós o contato com Deus, como um amigo fala ao amigo e abre ao outro, o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário