quarta-feira, 30 de julho de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Este é meu Filho amado”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
O Pai apresenta o Filho
          Celebramos o batismo de Jesus. Naquele momento, saindo do meio do povo, apresenta-se a João para o batismo. Seu batismo não é nosso batismo. É um gesto que dispõe ao acolhimento da vinda de Deus. Jesus se põe também em abertura total a Deus, pois diz a João: “Devemos cumprir toda a justiça” (Mt 3,15) - seguir o que Deus pede a seu povo. Jesus está ali, diante de todo Israel que busca Deus. Depois do batismo Jesus sai das águas e “então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre Ele. E dos céus veio a voz: ‘Este é o meu Filho amado no qual pus todo meu agrado (Mt 3,16-17). O Pai apresenta o Filho como o amado. O profeta Isaías proclamara: “Eis o meu servo ... nEle se compraz minha alma. Pus meu Espírito sobre Ele. Ele promoverá o julgamento das nações” (Is 42.1). Em sua atitude de servidor do Pai, aberto a seu projeto para o mundo, o Filho tem todo o seu agrado e é por Ele apresentado ao povo com uma missão muito definida: “eu te constituí como centro de aliança do povo, luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, tirar os cativos da prisão e livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (Is 42.6-7). Ele é a expressão máxima das inúmeras libertações que Deus fez de seu povo. Pedro diz: “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito e o poder. Ele andou por toda a parte fazendo o bem” (At 10,38). O Pai, mostra seu Filho aos Judeus como restaurador da dignidade do homem. Jesus é o Filho cheio do Espírito do Pai e repleto de seu amor.
O batismo cristão – adoção de filhos
          O batismo de Jesus é o de João Batista, “de preparar para si um povo bem disposto” (Lc 1,17). Nesse batismo Jesus é ungido pelo Espírito Santo e é revelado ao mundo como Filho de Deus. Ao revelar o Filho, o Pai demonstra todo seu amor por Ele. Jesus assume em si a missão de Servo. Sua missão é universal “os países distantes esperam seus ensinamentos... Eu te constituí como centro de aliança do povo, luz das nações”. Quando Jesus desce às águas faz jorrar para nós as futuras águas do batismo onde nascerão os filhos adotivos “renascidos das águas e do Espírito Santo” (Oração da Missa). Batizados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo nós recebemos a mesma missão que Jesus recebe em seu batismo: “estabelecer a justiça sem esmorecer... ser luz das nações”. Somos também premiados com o mesmo agrado do Pai: “Este é meu filho amado”. O batismo faz-nos irmãos de Cristo e por isso, com Ele, filhos amados do Pai.
Batismo é para todo dia.
          Nosso batismo não ficou para trás. Ele é uma fonte que jorra todos os dias a vida nova em nossa vida. É uma fonte que não se esgota, como o dia em que nascemos. Assim reza a oração da missa: “concedei aos vossos filhos adotivos... perseverar constantemente no Vosso amor ... ouvindo fielmente vosso Filho, para que , chamados de filhos de Deus,  o sejamos de fato”. É necessário assumir o batismo. Nós o faremos quando o assumirmos como Jesus assumiu: “passou fazendo o bem”, “abrindo os olhos aos cegos, tirando os cativos das prisões, livrando do cárcere os que vivem nas trevas”. Somente quando nos sentirmos amados por Deus como filhos é que teremos a força de fazer o bem aos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário