sábado, 31 de agosto de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”
EVANGELHO DO DIA 31 DE AGOSTO
Beato Alfredo Ildefonso Schuster, cardeal, arcebispo de Milão
Santos José de Arimateia e Nicodemos, discípulos do Senhor
Beatos Edmigio Primo Rodriguez, Amalio Zariquiegui Mendoza e Valerio Bernardo Herrero Martínez Religiosos Lassalistas, mártires Festa: 31 de agosto
Beato Pedro Tarrés i Claret
31 de agosto - Santo Aristides de Atenas
31 de agosto - São Raimundo Nonato
Deposição do precioso cinto da Ssma. Mãe de Deus em Constantinopla (séc. VI), 31 de Agosto
Nossa Senhora de La Vang
Durante a maior parte do século XVII, o Vietnã esteve em guerra por várias lutas de poder e domínio. No século XVIII, a mais forte dentre elas foi conduzida pelos três irmãos Tay Son. Com pequeno intervalo, derrubaram sucessivamente os senhores de Nguyen e derrotaram os senhores de Trinh, restaurando a unidade nacional pela primeira vez desde o declínio da dinastia Le. Um dos irmãos Tay Son foi aclamado rei com o nome de Quang Trung. Em 1792 ele morreu e deixou o reino ao filho que se tornou o Rei Canh Thinh. Entretanto, Nguyen Anh continuou a revolta tentando reclamar o trono. Ao tentar fugir dos rebeldes Tay Son, em 1777, refugiou-se na ilha de Phu Quoc, onde D. Pedro Pigneau de Behaine, da Sociedade das Missões Estrangeiras, dirigia um seminário para jovens das terras vizinhas. O bispo convenceu-o a pedir auxílio a Luís XVI de França. O Rei Canh Thinh soube que Nguyen Anh recebia apoio do missionário francês e teve receio que os católicos vietnamitas apoiassem o seu reinado. Começou a pôr restrições à prática do catolicismo na região. Em 17 de agosto de 1798, o Rei Canh Thinh promulgou um édito anticatólico e uma ordem para destruir todas as igrejas católicas e seminários. Começou uma perseguição aos católicos vietnamitas e aos missionários que durou até 1886. Mesmo depois de Nguyen Anh ter conseguido recuperar o trono como Rei Gia Long (1802-1821), os seus sucessores, Rei Minh Mang (1821-1840), Rei Thieu Tri (1841-1847) e Rei Tu Duc (1847-1884), o último imperador Nguyen, a intensa campanha contra os católicos continuou ordenando castigos que iam desde queimarem as suas caras, até a morte por diversos métodos cruéis para os católicos vietnamitas e os padres missionários.
ORAÇÕES - 31 DE AGOSTO
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Bendito o que vem em nome do Senhor”
EVANGELHO DO DIA 30 DE AGOSTO
30 de agosto - Beato Alfredo Ildefonso Schuster
30 de agosto - Beato Padre Eustáquio Van Lieshout
São Pamáquio, senador romano
Santos Félix sacerdote e Adauto, mártires, na via Ostiense
Santa Margarida Ward, Mártir da Inglaterra - 30 de agosto
Santa Gaudência, Virgem e mártir- 30 de agosto
Beata Maria Ràfols
Beata Maria dos Anjos Ginard Martí, Virgem e Mártir – 30 de agosto
Tecla da Turquia Virgem, Mártir,Santa séc. III
Santa Joana Jugan (1792-1879)
Beato João Giovenale Ancina Bispo Festa: 30 de agosto
Beata Bronislava da Polônia - Festejada 30 de agosto
ORAÇÕES - 30 DE AGOSTO
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
REFLETINDO A PALAVRA - “Desde cedo eu vos busco”
EVANGELHO DO DIA 29 DE AGOSTO
29 de agosto - Santa Joana Maria da Cruz (Jeanne Jugan)
Santos Verono e Verona de Mainz Festa: 29 de agosto
Santa Sabina, romana, cujo título, fundado no monte Aventino, venera o seu nome
Santa Maria da Cruz, Fundadora das Pequenas Irmãs dos Pobres
Maria Helena MacKillop nasceu em Fizroy, Melbourne (Austrália), em 15 de janeiro de 1842. Foi batizada seis semanas depois. Seu pai, Alexandre MacKillop, era escocês e havia sido educado no Colégio Escocês em Roma e na Faculdade Kincardineshire Blair para o sacerdócio, mas, na idade de 29 anos, pouco antes de sua ordenação, deixou os estudos e decidiu emigrar para a Austrália. Chegou a Sidney em 1838. Sua mãe, Flora MacDonald, deixou a Escócia e chegou a Melbourne em 1840. Eles se casaram em Melbourne em 14 de julho de 1840 e tiveram oito filhos. Destes, Donald se tornou sacerdote Jesuíta e trabalhou entre os aborígines no Território do Norte. Maria, a mais velha, foi educada por seu pai e em escolas privadas. Ela recebeu sua Primeira Comunhão em 15 de agosto de 1850 com apenas 8 anos. Em fevereiro de 1851, Alexandre MacKillop hipotecou suas terras e suas ferramentas de trabalho e sustento para realizar uma viagem à Escócia, que durou uns 17 meses. Ele foi um pai e marido amoroso, porém não tinha habilidade para o campo, por isso nunca foi capaz de progredir. Durante muitas oportunidades a família teve que sobreviver com pequenos ganhos obtidos pelas crianças.