Não existe nenhum ato oficial da Beata Filipa que aprove o seu culto, que por outro lado é muito antigo, datando do século XIV. Da nobre família Judoni de Arezzo, era freira leiga, destacando-se por uma vida santa, cheia de humildade, pureza e grande desejo de mortificação.
Pertenceu a uma congregação religiosa chamada "Santuccie" em nome do fundador, Beato Santuccia Terebotti, que foi guiado e inspirado pelo Beato Sperandio, ambos cidadãos de Gubbio, entre outros. No século XIII foram fundados alguns mosteiros em Arezzo. e seus arredores colocados sob a Regra de S. Abençoado.
Mais tarde o "Santuccie" tomou o nome de "Serve di Maria" e num destes conventos de Arezzo intitulado S. Maria di Valverde viveu Filippa Guidoni, ali falecendo a 29 de agosto de ano não especificado nas primeiras décadas do século. XIV.
O corpo foi sepultado no convento, em 1520 foi transferido juntamente com toda a comunidade para o mosteiro do Espírito Santo. Numa época mais próxima de nós, o mosteiro foi transformado em hospital psiquiátrico e as freiras transferiram o corpo de volta para o atual convento, onde todos os anos, no dia 29 de agosto, o expõem à veneração dos fiéis.
O nome Filippa/Philippe vem do grego Philippos que significa “amante de cavalos”.
Autor: Antonio Borrelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário