Provável sucessor de São Flaviano na sé de Autun, Prammatius (fr. Pragmace) participou do concílio de Epaona em 6 de setembro de 517 e morreu antes de 533, data do primeiro concílio de Orléans, que foi assinado por seu sucessor Agripino. Se Prammatius de Autun for de fato o bispo de mesmo nome correspondente a Sidônio Apolinário, o que é mais do que provável dado que nenhum outro bispo com esse nome estava familiarizado com as glórias episcopais da Gália, ele teria ocupado a sé não muitos anos depois de sua morte. antecessor Santo Eufrônio (falecido depois de 475) de Flaviano, e sua eleição para o episcopado seria anterior a 488, data da morte de Sidônio. Visto que, de acordo com a Vita s. Heptades, Flaviano teria sido contemporâneo do rei Clóvis (82-511) o seu episcopado deve ter sido entre 475 e 487. O episcopado de Prammazio, portanto, terá começado pouco antes de 488 e terminado antes de 533. Historiadores locais recordam, de facto, que sob seu episcopado ocorreu a destruição da cidade pelos filhos de Clóvis (523).
Prammazio foi sepultado na igreja de Santo Estêvão, no cemitério de St-Pierre-l'Etrier. O mosteiro de St-Andoche em Autun preservou um osso de seu braço.
O nome de Prammazio consta dos livros litúrgicos de sua cidade episcopal onde a festa é celebrada no dia 22 de novembro.
Autor: Jean Marilier
Fonte:
Biblioteca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário