sexta-feira, 24 de novembro de 2023

São Pedro Dumoulin-Borie, Bispo e Mártir

Santos Pedro Dumoulin-Borie, bispo da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, Pedro Vo Dang Khoa e Vicente Ngyen Tho Diem, sacerdotes, os quais, por ordem do imperador Minh-Mang, foram degolados e outros estrangulados (1838).
(*)Beynat, França, 20 de fevereiro de 1808
(+)Ðồng Hới, Vietnã, 24 de novembro de 1838 
 Foi membro da Sociedade para Missões Estrangeiras em Paris. Em 1836 foi eleito bispo titular de Acanto e vigário apostólico de Tonkin ocidental. Dois anos depois, ele foi decapitado no Vietnã por ordem do imperador Minh Mạng. Ele foi beatificado como mártir em 1900, e está entre os 117 santos mártires do Vietnã canonizados pelo Papa João Paulo II em 1988.
Martirológio Romano: Na cidade de D ng H i no Vietnã, os santos mártires Pedro Dumoulin-Borie, bispo da Sociedade para as Missões Estrangeiras de Paris, Pedro Võ D ng Khoa e Vincent Nguy n Th Di m, sacerdotes, dos quais o primeiro foi decapitado, os outros estrangulados, por ordem do imperador Minh M ng.
https://www.santiebeati.it/dettaglio/93414 
Nascimento 20/02/1808, em Beynat de Corrèze, França 
Morte 24/11/1838, em Tonkin, Vietnã 
Beatificação 27/05/1900, pelo Papa Leão XIII 
Canonização 19/06/1988, pelo Papa João Paulo II 
Festa Litúrgica 24 de novembro 
Onde Foi Congregado Seminário diocesano de Tulle, França
Pedro Rosa Úrsula Dumoulin-Borie nasceu no ano de 1808, em Beynat, na França, sendo filho de trabalhadores de moinho, de onde deriva seu sobrenome. Seus pais eram bastante relutantes quanto às decisões que Pedro desejava tomar em relação a sua vocação. Para eles, o filho não poderia ser missionário, pois não podia sair da França, para que ficasse ao redor de sua família. Podia até ser padre, desde que em seu país de origem. Sendo assim, estudou em Beaulieu e Servieres, e em 1826 entrou no seminário de Tulle, diocese da qual fazia parte a sua cidade natal. Contudo, tinha a vocação muito clara em suas ideias, pois queria seguir para onde lhe chamassem, em especial para missões estrangeiras. Portanto, em 1829, após ser ordenado subdiácono, ingressou no Seminário de Missões Estrangeiras de Paris, onde foi ordenado sacerdote em 21 de novembro de 1830, após autorização de Roma, necessária por ter pouca idade e pouco tempo no novo seminário. Logo depois, sem dúvida alguma, embarcou no norte da França, mais precisamente no porto de Le Havre, com destino a Mônaco. No mesmo ano, partiu em direção a Tonkin, no Vietnã, porém gastou um certo tempo em Macau, China. Somente em 1832, conseguiu chegar ao seu destino, onde teve que trabalhar clandestinamente por haver uma intensa perseguição cristã. Mesmo assim, conseguiu se encarregar de uma zona do Vicariato local, a qual continha aproximadamente cinquenta pessoas, mais trinta sacerdotes e muitos seminaristas. Adaptou-se facilmente à língua local e costumes, fundando ali conventos e vários seminários menores. Mesmo com o sucesso nas missões, havia uma intensa perseguição desde o primeiro ano de sua chegada, o que fez com que S. Pedro, em 1834, viesse a ter insuficiências na saúde por causa dos sofrimentos advindos da perseguição do governo. No ano posterior, recuperou-se e voltou a visitar as comunidades do vasto distrito sobre o qual tinha responsabilidade. Em 1836, Pe. Dumoulin foi apresentado como sucessor do vigário apostólico Havard, tendo sido emitidas as bulas de nomeação episcopal de Vigário Apostólico e Bispo Titular de Acanto em julho de 1838. Contudo, S. Pedro foi pego pelos perseguidores no mesmo ano, motivo pelo qual não foi sagrado Bispo, de modo que um pouco depois da emissão da bula, em 24 de novembro, este grande missionário francês, após negar veementemente várias vezes apostatar da fé, foi decapitado aos 30 anos de idade. Morreram ainda, no mesmo dia, outros dois padres naturais do Vietnã, os quais estavam junto a S. Pedro Dumoulin, Pedro Vo Dang Khoa e Vicente Ngyen Tho Diem. São Pedro Dumoulin está entre os 117 mártires do Vietnã canonizados em 1988 pelo Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário