mas também em Roma,
onde uma igreja lhe é dedicada (304).
Crisógono, chamado mártir pelo Martirológio Hieronímico, também aparece como bispo de Aquileia no catálogo episcopal relativo. Do Passio (século V) de Santa Anastácia de Sirmio sabemos que: "Diocleciano mandou levá-lo ao lugar chamado Aquas Gradatas e lá decapitá-lo", aqui ele provavelmente foi enterrado, como documentado por um sarcófago do século IV, existente em S. Canzian d'Isonzo com a dedicatória: 'Beato Matyre Chrysogono'. Sua veneração se espalhou universalmente, tendo obtido um "título" em Roma; seu nome também está incluído no Cânon Romano da Missa e sua figura aparece em dois mosaicos de Ravena do século VI.
Etimologia: Crisógono = nascido em ouro, do hebraico
Martirológio Romano: Em Aquileia in Friuli, comemoração de São Crisógono, mártir, que é venerado em Roma na igreja titular que leva seu nome no aniversário de sua dedicação.
O nome Crisógono vem do grego e significa "nascido de ouro". O santo, soldado e padre, foi martirizado em Aquileia no século IV e enterrado na mesma cidade. Suas relíquias estão na catedral de Zadar. As informações sobre este santo às vezes são contraditórias. É assim que M.R. nos conta sobre ele: "No mesmo dia, nasceu São Crisógono, o Mártir, que, depois de ter sofrido longas correntes e aprisionamento pela fé mais constante de Cristo, foi levado para Aquileia por ordem de Diocleciano e, finalmente, decapitado e jogado ao mar, cometeu o martírio". De acordo com algumas fontes, Crisógono exerceu o cargo de vigário em Roma por dois anos; Homem de firme fé cristã, foi preso e confinado à casa de um certo Rufino por ordem de Diocleciano. Anastácia, filha do ilustre Praetextatus, era casada com Públio, que se opunha ferozmente à nova religião; Por isso, ele a segregava na casa e a sujeitava a maus-tratos. Anastácia secretamente trouxe ajuda aos cristãos presos. Através de uma boa velhinha, iniciou uma correspondência epistolar com Crisógono, recebendo dele palavras de conforto e encorajamento. Após a morte de Públio, Anastácia pôde desfrutar brevemente de relativa serenidade. Enquanto isso, Crisógono, que havia convertido Rufino e sua família, foi convocado por Diocleciano para Aquileia. O imperador, reconhecendo o valor de Crisógono, ofereceu-lhe a prefeitura e o consulado, com a condição de que ele a abjurasse. Mas o Santo recusou indignadamente e foi decapitado em 24 de novembro de 303 no Aquae Gradatae, um lugar atravessado pela Via Gemina, a cerca de doze milhas de Aquileia. Seu corpo foi abandonado à beira-mar, perto de uma propriedade chamada Ad Saltus, onde três cristãos chamados Chione, Ágape e Irene viviam com o velho padre Zoilo. Este último, tendo recolhido o corpo e a cabeça decepada de Crisógono, deu ao mártir um enterro digno em um nicho sob sua casa. De acordo com outras fontes, no entanto, São Crisógono era um amigo aquileiano dos irmãos Santos Canzio, Canziano e Canzianilla e foi martirizado e enterrado no Aquae Gradatae pouco mais de um mês antes de sua chegada a Aquileia. Segundo outras fontes, o Santo era Bispo, na verdade entre o final do século III e o início do século IV viveram 2 bispos com o nome de Crisógono que dirigiam a comunidade cristã de Aquileia. O culto a São Crisógono também foi profundamente sentido em Roma, onde havia um titulus Chrysogoni em Trastevere, documentado desde o século V. Ainda assim, porém, é impossível saber com certeza se o Crisógono do Trastevere titulus deve ser identificado com o mártir aquileiano ou, em vez disso, com um romano de mesmo nome, de quem, aliás, nada se sabe. Sobre isso deve-se dizer que a igreja Trastevere de San Crisogono preserva a relíquia de uma mão e a calota craniana (obviamente de San Crisogono), que, chegou aqui no século XV, foi removida pela primeira vez em 1846 e devolvida em 1850. Guardado num relicário, foi roubado na década de 60 deste século e encontrado ao fim de alguns dias, talvez abandonado pelos próprios ladrões sacrílegos, sem a sua guarda em S. Maria in Trastevere. Atualmente é visível no altar-mor de São Crisógono. San Proto também foi enterrado no mesmo cemitério que os Canziani e Crisogono, ou seja, na vasta necrópole que se estendia nas laterais da Via Gemina, a artéria que liga Aquileia a Tergeste (Trieste). Em San Canzian d'Isonzo, na capela de San Proto, há um sarcófago vazio do século IV. na frente da qual está gravada a inscrição Beatissimo Martyri Chrysogono. Na mesma capela há também o sarcófago (vazio) de São Proto. O culto a São Crisógono se espalhou imediatamente. Seu túmulo era um lugar de peregrinação e visitado por multidões de peregrinos desde o século IV. Temos também várias obras de arte retratando São Crisógono: um afresco de São Proto e Crisógono está localizado na capela de São Canziano d'Isonzo mencionada acima; os dois santos também estão representados nos mosaicos de Sant'Apollinare Nuovo em Ravena. Uma esplêndida pintura de São Crisógono a cavalo pode ser encontrada na igreja de San Trovaso, em Veneza. O autor da obra de arte (feita antes de 1450) é o artista Michele Giambono. Na pintura, o Santo é retratado como um cavaleiro atravessando preguiçosamente uma floresta sombria, ao longo de um caminho sinuoso e irreal.
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