sexta-feira, 24 de novembro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Ele fala no dia a dia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Um dedo de prosa
 
Conhecemos muitos modos de entrar em contato com a Palavra de Deus. O primeiro deles é a leitura do texto. Mas não é um livro de história. Escutamos com o coração para ouvir o que Deus quer falar para nós naquele momento. Podemos parar a vida e nos dedicar à leitura meditada, em um lugar sossegado, com fundo musical e uma bela paisagem. E depois nos deliciarmos com aquelas palavras. Para fazer isso teríamos que parar o mundo, pois vivemos assoberbados de tantas atividades e chamadas que isso acaba sendo coisa de quem não tem lá muito o que fazer. É verdade que estamos exagerando a agitação. Mas a vida está aí à nossa frente. Façamos a comparação da Palavra com nossa vida. A cada momento do dia estamos cruzando com as pessoas. São tantas as chamadas nos celulares e tantas atividades a que temos de responder. Com poucas frases resolvemos grandes situações. Deus entra neste redemoinho e também quer nos falar com alguns dedos de prosa. Um papinho aqui outro ali, e assim vai nos falando. Ele fala e nós respondemos. Ele nos chama e nós nos abrimos a Ele. Se nós tivermos essa capacidade de sempre estar dando um toque a Deus, podemos ter certeza que ouviremos sua palavra. Se nos dispusermos a estes pequenos dedos de prosa, onde estamos e no que estivermos fazendo, estaremos ouvindo sua palavra que nos orienta e nos anima. Deus é mais simples que nossas normas. Sobretudo se tivermos o costume de fazer pequenas orações, pequenos sentimentos e olhares do coração, a Palavra de Deus virá a nós como a chuvinha fina que molha a terra. Por isso é importante conhecer a Palavra de Deus na Escritura para vê-la presente em nosso dia a dia. Ele nos fala no dia a dia. 
Acontecimentos que falam 
Ele fala nos fatos da vida. Jesus disse: “Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mt 16,3). Sabemos interpretar tantas coisas da sociedade e não sabemos ver que, por detrás dos fatos bons ou ruins, serenos ou preocupantes, tristes ou alegres, há sempre uma Palavra de Deus. Não que Deus esteja nos chamando à atenção ou fazendo um sermão. Quantas vezes é como um olhar amigo, como um abraço, como um afago. Sentimos que ele diz que nos ama. Isso é a maior Palavra da Bíblia. É uma palavra viva, é uma Pessoa, pois Deus é amor: “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor” (1Jo 4,16). Essa capacidade de ver e ouvir a Palavra viva, é uma compreensão maior da palavra escrita. Amar a Palavra não é ficar recitando textos, mas viver a vida que dele jorra. 
Fala nas páginas do Jornal. 
Ouve tempo que se dizia que se devia ler o jornal junto com o evangelho na missa. Não exagerando os termos, ali também há uma fonte da Palavra de Deus. Os fatos narrados, também em outros meios de comunicação, são um espaço para que a Palavra de Deus jorre para nós. Vemos quanto as pessoas se unem diante das notícias e realmente se preocupam ou se alegram. Unem-se! Já é uma palavra de Deus: “Onde dois ou três estão unidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Não se trata só dos fatos tristes, mas das alegrias e dos divertimentos. Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela é fonte que jorra e fecunda o universo. Abrir as Sagradas Escrituras é como abrir uma comporta que solta água abundante que fecunda e gera a Vida.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário