sexta-feira, 26 de agosto de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Revelastes vosso inefável Mistério
Celebrar a Santíssima Trindade é abrir os olhos e o coração para o sentido primeiro de nossa vida, nosso modo de viver e a meta aonde chegar. Há uma diferença entre essa festa e as demais celebrações do Mistério Pascal de Cristo. Estas são memória de um fato da história da Salvação. Aquela é celebração de uma verdade da fé que está na origem de tudo. A oração da missa reza: “Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da Verdade (o Filho) e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério...” Celebramos um mistério revelado. Mistério não significa incompreensível, mas inefável, isto é, não temos palavras para explicar por ser maior que nossa inteligência. Antes da vinda de Jesus não se sabia que Deus era uno e trino. Jesus revelou o Pai dizendo: “Ninguém conhece quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar” (Lc 10,22). Jesus ensina os discípulos a conhecerem o Pai. Por outro lado, o Pai revela quem é o Filho: “Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai”. O Pai O apresenta: “Este é meu Filho amado, de quem Eu me agrado” (Mt 3,17). O Pai mostra Jesus e o Espírito O revela: “O Espírito da Verdade, que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim”; Jesus revela o Espírito enviando-O ao mundo: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai...” (Jo 15,26): Somente depois da vinda do Espírito é que os discípulos chegam ao conhecimento de Jesus e sua missão divina. 
Um mistério a ser compreendido 
Dizemos que esse mistério é incompreensível. Se o é, por que tentar explicar? Mistério que pode ser compreendido aos poucos. Jamais chegaremos a compreendê-lo totalmente, pois só Deus se explica a si mesmo. E o fez por meio de Jesus que veio fazê-lo acessível a cada pessoa. Por isso Jesus sob a ação do Espírito Santo: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Lc 10,21), Vemos santos que eram analfabetos ou de pouca instrução. E como explicavam com propriedade e profundidade os mistérios de Deus? O conhecimento intelectual é fundamental, mas, maior é o conhecimento através do amor. Jesus é a Palavra. Deus não é um livro a ser lido ou verdades a serem conhecidas. É também, mas Ele é vida a ser vivida através do amor. O conhecimento através do amor revela as mesmas verdades. 
Um abraço na comunhão de amor 
Esse mistério, mesmo sendo de difícil compreensão, nós podemos participar dele de modo impressionante. Há diversos modos de explicar o mistério: Com três velas podemos mostrar uma chama distinta para cada vela, mas juntas as chamas, são a mesma realidade. Ou um triângulo de três ângulos iguais que, mesmo diferentes formam um só triângulo.Ou o abraço de três pessoas. Três pessoas distintas e o mesmo abraço. Para nós, o que mais interessa é que podemos participar desse abraço, desse fogo, dessa harmonia. No momento em que somos batizados, estamos unidos a Cristo e Ele nos introduz nesse mistério. Da parte de Deus tudo está feito. De nossa parte é necessário que abramos os olhos e comecemos a ver sua ação em nós. S. Geraldo Majella dizia: “Se tirássemos o véu que cobre nossos olhos, veríamos Deus, ali, sob aquela pedra”, em tudo. Se me abro, tudo acontece. E vai acontecer na medida em que amamos os outros. Entro na comunhão de Deus e na comunhão com os outros. Assim podemos adorar o Deus uno e Trino. 
Leituras: Provérbios 8,22-31; Salmo 8; 
Romanos 5,1-5; João 16,12-15. 
1. Na festa da Santíssima Trindade não celebramos um fato da vida de Jesus, mas o mistério que a tudo origina. Mistério não por ser incompreensível, mas por ser inefável, isto é, não temos palavras para explica. O Filho revela o Pai, o Pai revela o Filho e o Filho doa o Espírito que o revela. 2. Esse mistério é conhecido pela fé que procura entender os mistérios pela inteligência, mas conhecido também pela sabedoria do amor. Por isso Jesus louva a Deus que revela aos humildes. 3. Esse mistério, mesmo sendo de difícil compreensão é de fácil participação. Nós podemos explica-lo através de símbolos: velas acesa, triângulo e abraço. Nós o vivemos a partir do Batismo. Fomos introduzidos neste mistério. Da parte de Deus tudo já está feito. De nossa parta temos de nos abrir e ver através do amor. 
Festa de família 
A alegria da família divina, Pai Filho e Espírito Santo, nos envolve. E, como temos convite, dizemos: “Esta festa eu não perco”. Como explicar que sejam três Pessoas e um só Deus? Muito simples: Deus é amor.O amor se multiplica permanecendo sempre o mesmo e nos é dado participar dessa vida. É uma família feliz. O livro dos Provérbios diz que quando Deus fazia o mundo, a Sabedoria (o Filho) estava a seu lado, como mestre de obra; Ele era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, brincando sobre o globo da terra, alegrando-se por estar com os filhos dos homens (Pr 8,30-31). A alegria maior para nós é que Deus se alegra muito por estarmos vivendo sua vida, participando de sua festa, tanto que S. Afonso diz: “O paraíso de Deus é o coração das pessoas” 
Homilia da Santíssima Trindade
EM JUNHO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário