sexta-feira, 29 de julho de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Na força do Espírito”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Jesus, vencedor do mal
 
Jesus sai do batismo repleto do Espírito Santo. O Espírito, que o guia sempre, O conduz ao deserto para ser tentado. A primeira missão que lhe dá é vencer o demônio. A carta aos Hebreus escreve: “Ele foi provado em tudo, como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15). O tentador O persegue com as palavras: “Se és o Filho de Deus”... como podemos ver também no momento de sua morte. A oposição diabólica ataca sua filiação divina. Essa tentação continua nos seguidores de Cristo. Ele quer destruir o grande dom de sermos filhos de Deus e o faz quebrando os laços do amor. No Paraíso o Demônio diz à mulher “sereis como a Deus” (Gn 3,5) e não filhos que acolhem a vontade do Pai. Jesus não vem disputar território com o mal, pois Ele está acima. Vem para “entregar o Reino a seu Pai depois de ter destruído todo principado, toda autoridade e todo poder. É preciso que Ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés” (1Cor 15,24-25). As tentações do cotidiano estão sob a mesma ameaça. É vivendo sob o Espírito que venceremos com Jesus. Fomos tentados quando era tentado, e vencemos em Sua vitória. Nos 40 dias de jejum, Ele medita a Palavra e nela encontra sua missão. Assim faremos nós. 
Não só de Pão vive o Homem 
A humanidade, faminta de Deus, passa também pela fome do Pão. Há uma tentação ferrenha de comer todo o pão, sem mesmo dar as migalhas que caem da mesa. A tentação do ter aniquila o ser da humanidade. Tanta riqueza nas mãos de poucos e tão poucos comendo tudo. Riqueza é um buraco que se escava sempre mais. O coração engordado pelo excesso é incapaz de amar (Lc 21,34). Somente a força do Espírito será capaz de modificar esse quadro fúnebre. Ele colocará no coração de quem crê a capacidade de ter menos para ser mais e repartir melhor. Mãos abertas podem acolher mais. Mãos fechadas não se juntam nem para a oração. O mal do ter corrói o prazer de ousar amar. Jesus responde com a Palavra de Deus. Só ela pode nos orientar: “Não só de pão vive o homem” (Lc 4,4; Dt 8,3). O inimigo afasta nosso coração da Palavra para vivermos a ganância do ter. A confissão de fé salva, diz Paulo (Rm 10,10). O bom jejum é abster-se do egoísmo para ser filho e irmão. 
Não tentarás o Senhor, teu Deus 
O Demônio leva Jesus ao ponto mais alto do templo e lá diz: “Se és Filho de Deus, o Messias, atira-te daqui abaixo”. Os anjos cuidarão de Ti. Havia uma tradição de que o Messias deveria iniciar sua missão do alto do templo e operar milagres prodigiosos. Jesus sempre recusará ser o Messias de espetáculos. Repelindo essa tentação, Jesus retoma seu caminho de fidelidade ao Pai e responde: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Lc 4,12; Dt 6,16). No deserto, o povo passou por essa tentação. Jesus não quer o milagre fácil. Os sinais e milagres, que faz Jesus, são para a fé de quem busca Deus. Hoje pululam religiões que prometem milagres. O povo gosta. Jesus diz: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. 
Se prostrado me adorares 
O Diabo mostra-Lhe toda a riqueza do universo: “Tudo será teu se me adorares”. Fere novamente a amorosa filiação que Jesus devota ao Pai. “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás”, responde Jesus. Jesus é quem tem o poder no Céu e na terra. A tentação de fazer do prazer um deus, destrói a ação do Espírito no homem. Jesus respondendo com fidelidade à sua missão, pode continuar seu caminho. Cada homem, se fiel, vence com Jesus e estabelece um reino vitorioso no qual o Espírito é a força. 
Leituras:Deuteronômio26,4-10;Salmo 90;
 Romanos 1,8-13; Lucas 4,1-13. 
1.Jesus sai de seu batismo repleto do Espírito que o conduz ao deserto para ser tentado. A tentação incide sobre sua filiação divina: “Se és o Filho de Deus”. O Demônio quer desviar Jesus do Pai e de seu projeto. Jesus não veio disputar território, mas entregar o Reino ao Pai, dominando todos os inimigos. Vivendo sob o Espírito, poderemos, mesmo tentados, vencer com Ele. 
2. A primeira tentação refere-se ao ter, simbolizado no pão. Essa tentação de acumular bens aniquila a humanidade. Só as mãos abertas têm a força do Espírito. O mal do ter sem amor, corrói o prazer de ousar amar. A Palavra pode libertar, como Paulo explica. 
3. O Demônio leva Jesus a ponto mais alto do templo de onde, se dizia, viria o Messias. É um Messias-espetáculo. Jesus rejeita, pois sua proposta é a fé. Desse modo indica para nós o caminho de buscar a Deus na fidelidade à dependência a Deus. 4. O Diabo mostra a Jesus o poder e a glória de todos os reinos da terra, que diz serem seus. Jesus é quem tem todo poder. A tentação de fazer do prazer um deus, destrói a ação do Espírito no homem. O homem que vence, adora a Deus e estabelece o Reino vitorioso, no qual o Espírito é a força. 
Coisas do Diabo 
Jesus, depois do batismo, foi para o deserto para ser tentado. O deserto era tido como o lugar do demônio. Feio lá. Jesus foi tentado, em tudo a vida toda, como nós. Nem Ele escapou. Tentação faz parte da vida. Não faz parte o pecado. As três tentações resumem tudo o que significa ataque do inimigo. Procure uma tentação que não entre nestas três, que eu pago. São elas o pão, o poder e o prazer. É ânsia de ter, orgulho e sede de gozar tudo que a vida apresenta de bom. Não que essas coisas não sejam boas, mas devem ser vividas na Palavra, na humildade e na adoração a Deus. Deus é o fundamental. Tudo o que o segue é ótimo. Boa Quaresma e se cuide que o diabo está solto. 
Homilia do 2º Domingo da Quaresma
EM MARÇO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário