terça-feira, 31 de agosto de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “O dinheiro tem valor”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
O mundo continua o mesmo.
 
Jesus em sua vida e Evangelho mudou o esquema do mundo, que se baseava na exploração, voltando-o para o serviço ao irmão, mesmo com o risco de perdas. O profeta Amós nos traz uma visão do século VIII antes de Cristo em que a ganância e a exploração eram calamitosas: “Vós que andais dizendo: ‘Quando passará o sábado para despachar logo o trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias e por à venda o refugo do trigo’” (Am 8,5-6). Esta situação de ganância continua. Nem é preciso destacar, pois é lugar comum. O mundo está cada vez mais dividido entre poucos que tem muito e muitos que tem pouco ou nada. Mesmo a religião é usada. Aqueles que dizem seguir Jesus achatam sua mensagem, procurando só o ritualismo e os discursos vazios enquanto os pobres aumentam. Isso sem dizer dos que usam a religião para fazer os pobres mais pobres sem condição mesmo de ver sua situação. O dinheiro tem valor enquanto me serve. É o deus “Mamona” (deus pagão do dinheiro). Os gastos de guerra superam qualquer cálculo. E só trazem morte e dor. Não sem razão Paulo insiste que “rezemos pelas autoridades para que possamos levar uma vida tranqüila e serena com toda piedade e dignidade” (1ª Tim 2,2). 
Saber administrar. 
O grande sonho de Deus é a felicidade das pessoas e que, através dos bens, possam conseguir uma felicidade que dure. Lemos, então, a parábola de Jesus sobre o administrador. O administrador que não agiu bem compra as pessoas com o dinheiro e se ajusta na vida. Ele não roubou o patrão com seus acertos, ele usou o que era de direito seu para se ajustar em outro trabalho. É desonesto porque dissipava os bens do patrão. Jesus faz uma comparação. Assim como o administrador devemos saber usar o dinheiro com uma finalidade maior. Jesus não condena o dinheiro, mas diz que com ele podemos comprar o céu, usando o “dinheiro injusto’” quer dizer, os bens terrenos na justiça e na caridade, para que um dia, sejamos recebidos no Céu, como o administrador é recebido por seus amigos. O dinheiro tem valor, e cresce seu valor, na medida em que somos inteligentes em usá-lo pensando também nos outros, não só para o próprio bem. Jesus diz que é difícil um rico entrar no Reino dos Céus. O motivo é porque não tem visão de totalidade da vida e do dinheiro. Na realidade é um administrador sem visão, não vê a riqueza maior que o dinheiro pode lhe dar sem a ganância e a exploração. 
Deus quer que todos se salvem. 
O grande projeto deste evangelho é de estarmos de olhos voltados para a vontade de Deus a nosso respeito: a salvação. A religião verdadeira não é contra o cifrão, mas é a favor de que sirva de instrumento de salvação. Usando o dinheiro com a orientação do Evangelho, nos ajuda a usar bem os bens espirituais. Assim o rico poderá se salvar, e o pobre pode evitar a estrada de querer dinheiro, sem se preocupar com o Reino de Deus. Uma das soluções que Paulo apresenta é que “em todo lugar os homens façam orações” (1ª Tim 2,8). Estas levam à conhecer o verdadeiro sentido da vida e dos bens que possamos ter. 
Leituras; Amós 8,4-7; Salmo 112; 
1ª Timóteo 2,1-8; Lucas 16,1-13. 
Ficha: 1. Jesus, com sua vida e evangelho, mudou o esquema do mundo, que se baseava na exploração, para o esquema do serviço ao irmão. Já no século VIII o profeta Amós denuncia a ganância e a exploração (Am 8,5-6). O mundo continua dividido entre pobres e ricos. Mesmo os que seguem Jesus preferem o ritualismo ou a exploração financeira das religiões. O dinheiro tem valor, diriam, enquanto me serve. Paulo pede que rezemos pelas autoridades para termos uma vida tranqüila. 
2. O grande sonho de Deus é a felicidade das pessoas que através dos bens possam atingir a felicidade que dure. Esta é a mensagem da parábola do administrador infiel. Ele não roubou do patrão. Usou do que era seu para garantir um trabalho depois de ser exonerado. Jesus não condena o dinheiro, mas diz que com ele podemos conseguir o Céu. O dinheiro tem valor, e cresce seu valor, na medida em que somos inteligentes em usá-lo para o bem, e não só para o próprio bem. O que falta ao rico, que tem dificuldades de entrar no céus, é a visão de totalidade dos bens, não vendo a riqueza maior. 
3. O projeto de Deus para nós é a salvação. Se tivermos os olhos voltados para esta realidade, poderemos, fiéis no uso dos bens terrenos, podemos administrar os bens espirituais. Para isso Paulo apresenta a oração: “em todo lugar façam-se orações”. Estas levam a conhecer o verdadeiro sentido da vida e dos bens que possamos ter. 
Homilia do 25º Domingo do Tempo Comum
EM SETEMBRO DE 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário