segunda-feira, 23 de agosto de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor é glorificado pelos humildes”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
A humildade é caminho do Céu. 
Deus é glorificado pelos humildes (Eclo 3,21). “Deus rejeita os orgulhos e dá sua graça aos humildes” (Tg 4,6). Quando falamos de humildade, pensamos sempre nas pessoas fracas, inferiores e até fora da conta do mundo. Humildade vem da palavra latina húmus – terra. Podemos partir daí e pensar que esta palavra quer significar aquele que tem os pés no chão, ligado à realidade. O orgulhoso se caracteriza por colocar-se no lugar de Deus, pois o orgulho é a raiz do pecado. Já no Paraíso encontramos a serpente a sugerir à mulher: “sereis iguais a Deus” (Gn 3,5). Cristo vence este pecado quando diz: “só a Deus adorarás” (Mt 4,8). Pela humildade de Cristo até à morte e sepultura, pudemos conhecer o valor da humildade. O humilde é aceito por Deus que lhe revela seus mistérios porque ele aceita Deus em seu mistério, naquilo que Ele é e o adora e glorifica. Jesus, vendo a disputa por lugares de precedência, conta a parábola do banquete. Aquele que procura o último lugar é que será elevado. Maria, a humilde serva, canta no Magnificat que o “Senhor derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes”. A humildade conduz o homem à grandeza a partir do que ele é. Tem sobre si o conceito justo, ao passo que o orgulhoso faz de si um conceito que não lhe corresponde. Santa Tereza bem diz: “A humildade é a verdade”. O humilde está voltado para Deus e não para si. Deus é glorificado no humilde que sabendo sua verdade, tem condições de conhecer a de Deus. Conhecendo a Deus, o reconhece e adora. 
A Trindade é humilde. 
A raiz do aprendizado da humildade é a Trindade Santa. São três Pessoas infinitamente grandes, completas em um só Deus. O Pai se inclina para abraçar o Filho que acolhe o abraço do Pai e ambos, no mútuo acolhimento de amor se enlaçam no Espírito que é servidor do amor que gera a união. É aí que aprendemos a acolher e entregar. Deus não se anula quando se abaixa para buscar o homem na Encarnação do Filho. Jesus escolheu um modo de vida humilde, viveu com gente humilde e morreu humilhado. Por isso Deus o exaltou. Podemos dizer que a humildade é o coração do amor, como na Trindade, pois somente ama quem é humilde.
Inteligência da humildade. 
No livro do Eclesiástico está escrito: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios e com ouvido atendo deseja a sabedoria” (Eclo 3,20.31). Neste desejo de sabedoria está a humildade, que é inteligente. A inteligência do humilde o faz manso e amado. A humildade é a escola dos santos. Se quisermos saber da verdade de uma santidade, devemos ver sua humildade. Sem esta não é possível ser santo. Não é isso que vemos por aí, inclusive na Igreja. A humildade nos leva a tratar com afabilidade os humildes, como fez Jesus. Sendo humildes, não teremos problema de viver qualquer situação da vida, pois a verdade da vida está em viver bem em qualquer situação. 
Leituras: 
Eclesiático 3,19-21.30-31; Salmo 67; 
Hebreus 12,18-19.22-24; Lucas 14,1-14 
Ficha: 1. A humildade é o caminho do Céu. Quando falamos de humildade pensamos em pessoas inferiores. Humildade vem da palavra latina humos que quer dizer terra. Podemos entender que são pessoas que tem o pé no chão, na realidade. O orgulhoso se caracteriza por colocar-se no lugar de Deus. Sereis como Deus (Gn 3,5). Cristo vence o orgulho quando rejeita a tentação e diz: “Só a Deus adorarás” (Mt 4,8). Ele mesmo viveu em completa humildade. O humilde é aceito por Deus porque aceita Deus em seu mistério. Santa Tereza diz que a humildade é a verdade. Verdade sobre si e sobre Deus. 
2. A raiz do aprendizado da humildade está na Trindade Santa. São três pessoas infinitamente grandes que se acolhem no amor do Espírito. Deus se encarna, nem por isso se anula. Sua humildade é nossa redenção. Humildade é o coração do amor, como na Trindade. 
3. A humildade nos faz inteligentes, pois nos faz crescer diante de Deus e diante das pessoas. Ela é a escola dos santos. Ela nos leva a tratar os humildes com afabilidade. Por ela teremos condições de viver em qualquer situação que a vida nos ofereça.
Homilia do 22º Domingo do Tempo
EM AGOSTO DE 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário