domingo, 29 de agosto de 2021

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 29 DE AGOSTO

Oração da manhã para todos os dias
 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
29 – 22º Domingo Comum – Santos: Sabina, Niceias, Hipácio
Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23) “O que sai da pessoa é que a torna impura.Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios...” 
Escrevendo para os pagãos, Marcos procura explicar para eles os costumes aos quais os judeus davam tanta importância. Alguns desses costumes estavam na Bíblia e outros foram sendo introduzidos aos poucos. No tempo de Jesus já eram um fardo pesado, e tanto mais pesado pelo fato de serem apresentados como obrigação e lei imposta por Deus. Jesus deixava claro que era preciso distinguir o que era vontade de Deus e o que era tradição humana. Quem quisesse seguir as tradições, que as seguisse, mas sem as impor aos outros. O mesmo continua valendo hoje. De valor absoluto é o que Deus nos ensina como caminho de salvação. Devoções, costumes piedosos e tudo o mais são bons, mas não podemos considerá-los como indispensáveis e obrigatórios.
Oração
Senhor meu Deus, hoje vos quero pedir fidelidade e liberdade. Fazei-me fiel a vossa palavra, ao caminho da vida que me ensinais através da vida da Igreja e do tesouro da Escritura. Iluminai-me para que possa perceber todo o sentido de vossa revelação, aumentai minha fé e meu amor para que viva sempre em vossos caminhos. Dai-me também a liberdade diante das ideias, doutrinas e tradições meramente humanas, para que possa aceitar também a maneira de ver de outras culturas e maneiras de pensar. Não permitais que eu imponha sobre outros minhas próprias ideias e devoções. Que eu não os julgue menos cristãos ou menos amigos vossos só porque têm outro modo de pensar e de agir. Ensinai-nos a conviver no amor, respeitando nossas legítimas diferenças. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário