segunda-feira, 31 de maio de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Se eu não tiver a caridade”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MISSIONÁRIO REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Hoje se realizou a Escritura
 
“Hoje se realizou a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4,21). Estas palavras de Jesus na sinagoga de Nazaré não são somente uma afirmação sobre sua pessoa e missão, mas têm uma referência também à vida de cada cristão no dia a dia. Cada dia é uma oportunidade de se realizar seu projeto. Podemos dizer também que fazendo o que Jesus fazia, realiza-se a promessa de Deus e se atua a salvação. Tudo o que aconteceu com Jesus, de certo modo acontece conosco. O mesmo aconteceu também a Jeremias que se reveste da qualidade de profeta. Podemos perguntar onde e como se realiza para nós esta palavra que tem força de tornar-se realização da Escritura. 
A caridade é tudo. 
Usamos a palavra caridade para traduzir a palavra amor. Estas duas palavras perderam muito de sua força expressiva. Pensamos que caridade refere-se a uma atitude de ajuda ao próximo. Mas, em sua significação primeira, caridade identifica-se com o dinamismo do Reino e a força transformante de Deus em nós. Caridade identifica-se com Deus, pois “Deus é amor”, diz São João (1ª Jo 4,8). Para Paulo esta proclamação de Jesus, “hoje se realizou esta Escritura”, se dá no amor que há em nós. Podemos fazer tudo, mas, se em nós não há amor, de nada vale, mesmo que eu me entregasse às chamas, mas se não tivesse amor, de nada me adiantaria (1 Cor 13,3). Paulo nos diz que o único que vale é o amor e que, tendo amor, tudo tem valor. Por isso, a palavra libertadora de Jesus, através do amor, torna-se realidade em nossa vida. Torna-se presença de Deus. 
Amor tem um jeito de ser. 
Paulo, na primeira carta aos Coríntios, explica-nos a caridade. Mostra que para realizar esta Escritura, o amor-caridade tem que penetrar nosso íntimo. Devemos examinar nosso conceito de fé que se faz através do amor. É interessante que o amor pode resolver todos os problemas, até o intricado problema da morte, pois Jesus deu a vida por amor. Podemos, então, entender porque não há maior amor do que dar a vida pelos irmãos (Jo.15,13). O amor é a maior realização de tudo o que Jesus ensinou e fez por nós, inclusive doando sua vida. Realizar o amor será realizar seu projeto e ter certeza de que a Escritura está se realizando, pois Ele veio para libertar, salvar e comunicar a alegria plena do Reino novo que se realiza no amor. Amando, estamos dizendo: “hoje se realiza a Escritura”. “Seremos como o profeta, escolhidos desde o seio materno e seremos o muro de bronze contra todos” (Jr 1,18). O Cristianismo que, por uns tempos se preocupou mais com as devoções, os ritos, as teorias espirituais, agora aprofunda novamente o sentido da fé que se realiza através da caridade. Esta caridade não é patrimônio só dos cristãos, pois onde há um pingo de amor, ali está o Reino de Deus e ali está o verdadeiro seguidor de Jesus. Isso é forte, pois poderemos ter surpresas de encontrar no Céu gente que condenados, mas se salvaram pelo amor. Nossa preocupação maior não será só batizar, mas ensinar a todos a amar e servir o próximo. Maria quando ficou grávida, não acendeu velas, ficou lendo livros, mas levantou-se e foi apressadamente para a casa de Isabel, para servir (Lc. 1,39) 
(Leituras: Jeremias 1,4-5.17-19; 
1 Cor 12,31-13,13; Lucas 4,21-30)
Homilia do 4º Domingo do Tempo Comum
Em fevereiro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário