terça-feira, 25 de maio de 2021

EVANGELHO DO DIA 25 DE MAIO

Evangelho segundo São Marcos 10,28-31. 
Naquele tempo, Pedro começou a dizer a Jesus: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa e por causa do evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena 
(1347-1380)
Terceira dominicana, 
doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
«Sobre a obediência»,cap.VII,n.º160 
«Cem vezes mais» 
Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe: Quando Pedro Lhe disse: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir», a minha Verdade respondeu-lhe: «Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa e por causa do evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, e, no mundo futuro, a vida eterna». Como quem diz: Pedro, fizeste bem em deixar tudo, pois é a única maneira de alguém Me seguir; em troca, Eu dar-te-ei, já nesta vida, cem vezes mais. E o que é, minha filha querida, este cem vezes mais, ao qual é ainda acrescentada a vida eterna? O que queria dizer a minha Verdade com isto? Estaria a falar de bens temporais? Nem por isso, embora Eu por vezes os multiplique em benefício daqueles que são generosos com as esmolas. Então falava de quê? Ouve bem: aquele que Me dá a sua vontade, dá-me «uma» coisa; e Eu, em troca dessa coisa única, dou-lhe «cem». Porquê o número cem? Porque é o número perfeito, ao qual nada pode ser acrescentado, a não ser que se volte ao princípio na contagem. Também a caridade é a mais perfeita de todas as virtudes; é impossível alguém elevar-se a uma virtude mais perfeita, e só se pode aumentar a sua perfeição voltando ao princípio no conhecimento pessoal e dando início a uma nova centena de méritos; mas acaba-se sempre a contagem quando se chega ao número cem. É esse o cêntuplo que dou aos que Me entregaram o um da sua vontade própria, seja pela obediência comum, seja pela obediência particular. E com este cêntuplo chegareis à vida eterna. Este cêntuplo é o fogo da caridade divina. É porque receberam de Mim este cêntuplo que se encontram num estado de maravilhosa alegria, que lhes toma totalmente conta do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário