Em Langres, na Gália Lugdunense, martírio de São Desidério, bispo, de quem se narra que vendo seu rebanho oprimido pelos vândalos, foi ao rei para pleitear por ela, mas por ordem do monarca foi condenado até a morte, oferecendo-se assim gratuitamente pelas ovelhas que lhe foram confiadas.
Sua existência no século IV é garantida por Santo Atanásio, que o indica como participante e signatário do Concílio de Sárdica de 343; seu nome também aparece nos atos do pseudo-conselho de Colônia em 346. San Desiderio ocupa o terceiro lugar na lista dos bispos de Langres (França), embora pareça que ele era originário da vizinhança de Gênova, e nomeado para a sede de Langres de alguma forma milagrosa.
Um clérigo daquela cidade, chamado Varnacario, escreveu um relato sobre o martírio no início do século VII, com base nas tradições locais. Segundo Varnacario, o bispo Desiderio teria sido decapitado durante uma invasão dos vândalos liderados por Croco; É possível que haja uma certa confusão nas tradições locais aqui, porque Langres teve várias invasões bárbaras, e a dos Alamanes comandados pelo autêntico Croco (298-307) não corresponde às datas de permanência de Desidério como Bispo de Langres; é provavelmente sobre a invasão dos alemães de 355-57, repelida pelo imperador Juliano, o Apóstata.
O santo bispo, depois de sua decapitação, como tantos outros "cefalóforos", levantou sua cabeça e reentrou na cidade por uma abertura na rocha que foi aberta para deixá-lo passar; essa abertura ainda está em exibição hoje.
O culto de San Desiderio certamente é anterior ao século VII, e o Martirológio Jeronimiano o relatou em 11 de fevereiro; mas no século 11, por engano de um copista que mais tarde foi continuado por outros, foi trocado com Santo Desiderius de Vienne, também lembrado em 11 de fevereiro, até que foi decidido deixar o de Vienne em 11 de fevereiro [mas hoje é inscrito em 26 de maio], e transferindo o de Langres para 23 de maio, onde finalmente permaneceu, mesmo no Martirológio atual. A cidade de Langres lembra dele em 19 de janeiro, aniversário da transferência das relíquias, ocorrida em 1315. Seu culto se espalhou não só na França, mas também na Itália, Suíça e Alemanha; Ele é o patrono da cidade de Langres, e muitas igrejas da diocese são dedicadas a ele; seu túmulo estava aos cuidados de um priorado beneditino no centro da cidade. Em 1354, uma famosa irmandade foi fundada em sua homenagem, na qual reis e príncipes foram registrados.
Oração:
Ó Deus Todo-Poderoso, vede a nossa fraqueza, vede como pesa sobre nós o peso dos nossos pecados e nos fortalece pela gloriosa intercessão de Santo Desidério, vosso pontífice mártir. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Um homem.
Patrono de mulheres grávidas.
Protetor contra perjúrio e infortúnio.
Festividade: 23 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário