segunda-feira, 31 de maio de 2021

EVANGELHO DO DIA 31 DE MAIO

Evangelho segundo São Lucas 1,39-56. Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor». Maria disse então: 
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque pôs os olhos na humildade da sua serva,
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada
todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas,
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre.
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Charles de Foucauld(1858-1916)
Eremita e missionário no Saara 
Considerações sobre as festas do ano 
«Maria pôs-se a caminho 
e dirigiu-se apressadamente» 
Maria, minha Mãe, a festa de hoje é uma festa vossa e uma festa de Jesus; pois, tal como a festa da Purificação, que é sobretudo a Apresentação de Jesus, também a festa da Visitação é uma das vossas festas mais belas, mas é, acima de tudo, uma festa de Nosso Senhor, pois é Ele que age em vós e através de vós. A Visitação é «o amor de Cristo que nos urge» (2Cor 5,14), é Jesus que, mal entrou em vós, teve sede de fazer outros santos e felizes. Pela Anunciação, Ele manifestou-Se e deu-Se a vós, santificando-vos maravilhosamente; mas não Lhe bastou: no seu amor pelos homens, quis de imediato manifestar-Se e dar-Se, através de vós, a outros, quis santificar outros e por isso fez que O transportásseis a casa de São João Batista. O que a Virgem santa vai fazer na Visitação não é uma visita a sua prima para se consolarem e se edificarem mutuamente pela narrativa das maravilhas que Deus fez nelas; menos ainda é uma visita de caridade material para a ajudar nos últimos meses da gravidez e no parto. É muito mais do que isso: ela vai santificar São João, vai anunciar-lhe a Boa Nova, não através de palavras suas, mas levando-lhe o silêncio de Jesus. O mesmo fazem as religiosas e os religiosos que se entregam à contemplação nos países de missão. Ó minha Mãe, fazei com que sejamos fiéis à nossa missão, a esta bela missão que recebemos: que levemos fielmente a essas pobres almas, que estão mergulhadas «nas sombras da morte» (Lc 1,79), o divino Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário