sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Santíssima Trindade”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Amar para conhecer.
 
Quando falamos da Santíssima Trindade, sempre dizemos que é um mistério que não podemos entender. Lembremos a conhecida lenda de S. Agostinho: Ele estava na praia meditando este mistério e viu um menininho que corria ao mar, enchia uma conchinha de água e colocava num buraco feito na areia. Perguntado pelo santo o que estava fazendo, respondeu que ia colocar toda a água do mar naquele buraquinho. Não é possível, intervém o sábio Agostinho. Então o menino, cheio de sabedoria diz: assim faz você querendo, com uma cabeça tão pequena, entender mistério tão grande. Para explicar usamos os símbolos visuais, como por exemplo, três nós em uma corda, um abraço de três pessoas, três chamas, o triângulo etc... Jesus veio justamente para nos revelar este mistério e dar-nos o Espírito para nos introduzir sempre mais nesta vida de amor do Pai pelo Filho no Espírito Santo. Nós podemos conhecê-lo sempre mais. 
Deus amor e misericórdia. 
Explicar a Santíssima Trindade é impossível, mas é fácil conhecer seu amor para conosco. Deus sempre se revela vindo em socorro dos sofredores. Criou-nos para nos amar e conceder-nos sua vida. No Paraíso, vinha falar com Adão na brisa da tarde (Gn 3,8), pois “sua alegria era estar com os filhos dos homens” (Prov 8,31). As experiências do povo de Deus no Egito, no deserto, foram sempre da misericórdia de Deus: “Vós tendes visto como vos levei sobre asas de águias” (Ex 19,4). Perdoava sempre o pecado do povo. Não abandonou seu povo em seu pecado, mas “na plenitude dos tempos enviou seu Filho” (Gl 4,4) para o libertar do mal. O Filho assume o pecado e sofrimento e ama ao extremo. O Filho manda o Espírito para continuar a obra do amor. A vida e obra de Jesus, nome que significa “Deus Salva”, são expressão deste amor até à ultima gota de sangue. Ensinou que sua doutrina é dar a vida para que se ama. Deus nos amou quando ainda éramos pecadores. 
Chamados a participar. 
Jesus anuncia que permanecemos unidos Ele e ao Pai, unidos à Trindade, quando realizamos seu mandamento: Crer em Jesus e amar os outros (Jo 15,10). Assim entramos em comunhão com a Trindade, participamos de seu mistério. Nós iniciamos esta união pelo Batismo onde, pela fé de nossos pais aceitamos Jesus. Deus nos amou primeiro e nos deu o batismo. Participamos pela comunhão. Somos transformados nele.
Enviados a anunciar. 
A primeira prova que vivemos este mistério de participação em Deus é que temos o desejo de anunciá-lo contanto aos outros o que vimos, anunciando pela palavra e convidando os outros a serem discípulos de Jesus, formando a comunidade que é a expressão visível da Trindade. O fato de nos unirmos a Jesus pela fé já nos dá a vida eterna. Vivemos o Paraíso, na esperança, a vida seja sempre uma glória ao Pai. Viver o amor é adorar a Deus. 
(Leituras: Deuteronômio. 4,32-34.39-40; 
Romanos 8,14-17; Mateus, 28,16-20)
Homilia da Festa da Ssma Trindade (15.06)
EM JUNHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário