segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Ide por todo o mundo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Ressurreição e Ascensão.
 
A festa da Ascensão de Jesus ao Céu vem em continuação da Ressurreição e a completa. Jesus ressuscitou para voltar ao Pai e estar a sua direita com todo o poder e glória. “Por isso Deus o exaltou” diz Paulo (Fl 2,9). O prefácio da missa assim reza: Vencendo o pecado e a morte, vosso Filho Jesus, Rei da Glória, subiu ante os anjos maravilhados ao mais alto dos céus. E tornou-se o mediador entre Vós, Deus, nosso Pai, e a humanidade redimida, juiz do mundo e senhor do universo. Ele, nossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade”. 
Razão da Esperança. 
Na bela carta aos Efésios, Paulo escreve: “Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a vossa riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder Ele exerceu em favor de nós que cremos”...(Ef 1,18-19). Há uma esperança que tira sua certeza da própria ascensão de Jesus, porque unidos como membros de seu corpo somos chamados na esperança a participar de sua glória, quer dizer, que já estamos nos céus. Do ponto de vista prático, apresentemos o erro de nossa pregação: em lugar de ensinar que já estamos no Céu com Jesus e ajudar a fazer o resto do caminho, ensinamos só o risco do inferno. Pregamos o pecado em lugar da graça. Unidos a Cristo estamos nos céus, não percamos. A esperança é a virtude que dá certeza dos bens que possuímos pela fé e pela caridade. 
Por que olham para o alto?
Jesus subia e os discípulos acompanhavam com os olhos. Dois homens vestidos de branco apareceram falando-lhes. Não fala de Anjos nem de pena. Dizem: Por que estais olhando par ao alto? Querem significar que o olhar deve se dirigir para o mundo que está aí para continuar a missão de Jesus. Movidos pelo Espírito Santo, nosso olhar deve dirigir-se para o mundo. Ide e anunciai o evangelho a toda a criatura. A finalidade fundamental é mostrar a força transformante da Ressurreição que levar Jesus ao Céu. Somos chamados a mostrar quanto cada um, unido a Cristo, vive a vida do alto. Paulo, na leitura da noite de Páscoa ensina que devemos buscar as coisas do alto. Mas hoje a Palavra de Deus diz o que fazer com elas: oferecê-las aos outros. Aqui colocamos também a maneira de viver a religião: não se afastando do mundo, mas levando ao mundo a vida nova do Evangelho. Vejam quanto estamos distantes deste ideal. Não somos pecadores sem solução, mas sim forte em Cristo numa missão de fazer deste mundo novo céu e nova terra. Este mundo é o lugar onde estamos. Temos que transformar nossa pastoral em um verdadeiro instrumento de anúncio daquilo que aprendemos em nossa vida paroquial. Na confissão temos a preocupação de dizer alguns pegados e nunca examinamos nossa vida apostólica. Ser cristão piedoso é bom, mas é preciso ser atuante. 
(Leituras: Atos 1,1-11;Efésios 1,17-23; 
Marcos 16,15-20)
Homilia da Homilia da Ascensão do Senhor
EM JUNHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário