quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Recebei o Espírito Santo”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Formas do Espírito Santo.
 
Nós não temos uma imagem de Deus Pai. É costume apresentá-lo como um velho de barbas brancas para indicar sua eternidade. Do Filho temos tantas indicações e nomes: Cordeiro, Crucificado, Juiz Eterno, Bom Pastor, a Hóstia Santa etc... Do Espírito temos a pomba, sinal da paz (Arca de Noé). A mesma forma de pomba aparece no Batismo de Jesus. (Seria bom tomar cuidado ao fazer imagens da Pombinha Santa. Em um lugar fizeram uma tão grande que parecia um ganso). Temos a representação do Espírito como vento. Lembramos aí o sopro de Deus criando o homem. Temos também a representação das chamas (línguas de fogo) que aparecem em Pentecostes vindo sobre os apóstolos e os discípulos reunidos com Maria. É o fogo que aquece, queima, purifica, ilumina. São mergulhados, batizados diretamente pelo Espírito que lhe infunde a vida divina e os faz continuadores de Cristo. Tudo o que Jesus lhes oferecera com sua vida, morte, ressurreição e seus ensinamentos lhes são infundidos. 
Muitas línguas, uma só linguagem. 
O Espírito, vindo como vento forte e línguas de fogo, abriu os corações, abriu as portas, abiu as mentes dos apóstolos para que compreendessem o evangelho superassem o medo e anunciassem Jesus morto e ressuscitado. Gente de todo mundo entende em sua língua a nova linguagem. Ouve as maravilhas de Deus, isto é, a redenção de Jesus. O Evangelho é para todos e por todos compreensível. A imensidade da Igreja, falando a mesma linguagem em línguas diferentes, é a bela realização dos sonhos de Jesus: “Tenho outras ovelhas...elas ouvirão minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”(Jo 10,16). 
Diversos dons e o mesmo Espírito. 
O Corpo de Cristo tem muitos membros e todos formam um só corpo. Todos somos parte uns dos outros, mas pelo Espírito, formamos com Cristo um único corpo.Cada membro tem seu dom, missão, modo de ser e seu lugar no mundo. Mas é um só corpo, um mesmo Espírito, um mesmo Senhor. Todos são importantes e necessários. A chama do Espírito faz a união desta diversidade. Como no corpo humano, assim somos no corpo de Cristo. Cada um use seu dom pessoal, descubra seu lugar no corpo de Cristo a cumpra a missão que lhe convém. 
Missão de Reconciliação. 
Jesus dá o espírito Santo aos seus. “Novamente Jesus disse: ‘A paz esteja convosco. Como Pai me enviou, também vos envio’. E, depois soprando sobre eles disse: “recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados serão perdoados” (Jo 20,21-23). O envio e a missão nascem de Jesus e se realizam pelo Espírito. Esta obra é o perdão, que não significa só confissão, mas reconciliação universal. Nossa missão é de Paz! Que todos sejam uma só família e união em torno de Jesus. Estamos unidos a Ele para participar de sua vida e missão de levar a todos a copiosa redenção, a vida plena, o paraíso, o céu. Veja você também de continuar a reconciliação porque assim garante que está unido a Jesus. 
Leituras:
Atos 2,1-11; 1 Coríntios 12,3b-7.12-13; 
João 20,19-23
Homilia de Pentecostes (8.6)
EM JUNHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário