sábado, 20 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Maria na fé do povo de Deus.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Existe fé cristã sem Maria?
 
Podemos perguntar: Há Jesus sem Maria? Ela aceitou por livre vontade ser mãe. Deus quis Maria para a mãe de seu Filho. Em se tratando da natureza humana, o que Jesus era como pessoa humana, homem, gente de seu povo, fiel israelita, Maria é sua mãe como a nossa o é. Em se tratando da divindade, Maria não a deu. Sendo esta divindade unida intimamente à natureza humana, Maria pode ser chamada, e deve, Mãe de Deus, pois seu Filho é Deus. Crer que Jesus é Deus-Homem, é crer que ela é mãe do homem que é Deus. O anjo disse: “o que nascer de ti será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,32). Não só terá o nome, mas o será de fato. Dizer que Maria não é Mãe de Deus é dizer que seu Filho é só um homem. E isso é uma heresia há séculos resolvida. 
Os privilégios de Maria são inventados? 
Dogma é uma verdade a ser acreditada, pois, do contrário se destrói a fé. Uma verdade negada, nega o autor de todas. Temos 4 dogmas com respeito de Maria: Imaculada Conceição, Virgindade Perpétua, Mãe de Deus e Assunção. A Igreja não inventou estes dogmas que devem ser acreditados com fé absoluta. Não precisamos crer exatamente no modo como são explicados popularmente, mas na verdade sim. A Igreja reconheceu como sendo de fé do povo de Deus. No começo era uma verdade normal. Como alguns passaram a negar, a Igreja afirmou a sua fé baseada na fé do povo de Deus, na Tradição, nos ensinamentos dos estudiosos e com fundamento na Escritura, mesmo que não estejam escritas no texto, como é o caso da Assunção de Maria que é acreditada desde os inícios. 
Qual é a referência a nossa vida? 
A fé não é só crer em um monte de idéias, mas viver realidades que não vemos, mas possuímos pela esperança (Hb 11,1). É como um prêmio que você ganhou mas ainda não foi receber. Crer em verdades é crer em Deus de quem eles brotam. A verdade de Deus (Jesus diz, eu sou a verdade) e as outras verdades são aspectos de Deus. E como em Deus “vivemos e somos” (Art 17,28) são nossa verdade, verdades que possuímos, mas não vemos. É crer em sua própria realidade e verdade. Crer nas verdade sobre Maria é crer em Deus que em Maria revelou sua realidade através de seu Filho. É também a realidade de todo o povo de Deus. As verdades que cremos a respeito de Maria têm um paralelo com a ressurreição de Cristo. Sua ressurreição é garantia da nossa. Mas Cristo é filho de Deus, podemos dizer. Deus realiza em Maria, uma criatura humana, todo o mistério cristão. Assim podemos esperar e ter garantia do que se realizará conosco. Como Maria tinha o Filho de Deus em si e o deu a nós, assim também podemos levar Cristo aos irmãos. Ela foi sem pecado. O povo de Deus pode destruir o pecado, pois o pecado não é ultima resposta do homem. O povo de Deus é virgem, pois o germe divino vai florescer como em Maria. Pertencer só a Deus é uma meta e não uma perda a ser chorada. Ir de corpo e alma é nossa meta, já garantida por Maria. Crer em Maria é crer na figura realizada do que seremos. É crer no que Deus realiza em nós o seu plano de amor.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM MAIO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário