quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “O Espírito que enviarei da parte do Pai”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Dons do Espírito Santo.
 
Terminadas as festas pascais com a festa de Pentecostes, somos convidados a recolher alguns ensinamentos. Aprendemos que o maior dom que Cristo nos dá em sua passagem para o Pai é o próprio Espírito Santo. Desde o começo de sua vida até sua morte e ressurreição, a presença do Espírito Santo é fundamental na missão de Jesus. O Pai ressuscita Jesus pelo seu Espírito. Jesus conclui sua missão com o envio do “Espírito Santo que ensinará todas as coisas”. Nosso amor ao Espírito não é devoção, é fé e vida. Ele vivera em nós. Por Ele participamos dos bens da vida de Deus. Quando falamos de dom, entendemos primeiramente os dons que recebemos pelos sacramentos em vista da relação com Deus e entre nós. É a graça de cada sacramento que nos coloca em contato com um aspecto da Redenção. Outros dons são os que recebemos para os ministérios na Igreja, onde cada um exerce para o bem de todos. Outros dons são os que recebemos para o estado de vida que cada um assume: casado, solteiro, consagrado. 
Dons espirituais. 
Recebemos também dons que são distribuídos pelo Espírito sem merecimento de nossa parte. São dons para nosso crescimento espiritual e para uma dedicação particular ao povo de Deus. São os carismas, conforme nos diz a carta aos Coríntios. Estes dons são um caminho de santificação, mas também caminho de responsabilidade, pois, “Ao que muito foi dado, muito será cobrado”(Lc 12,48). Hoje há um grande desenvolvimento destes dons. É verdade: o “Escriba tira de seu tesouro coisas antigas e novas” (Mt 13,52). 
Dons humanos. 
Temos os dons humanos, por exemplo, o dom de cantar. Pode ser um grande instrumento da glória de Deus. Desenvolver as qualidades pessoais é uma obrigação séria para cada cristão. Isso não impede a graça de Deus, pois nos foram dadas em nossa criação. Faltar com estes dons pessoais é pecar contra o Espírito Santo que é seu animador principal. Há o descuido de perguntar: Quais são meus dons naturais? Como os desenvolvo? Atuar estes dons é uma obrigação e o primeiro caminho da santidade. É em nossa natureza que se desenvolve a vida de Deus pelo Espírito Santo. Restaurar a natureza e usar bem os próprios dons como o corpo, a inteligência, o afeto e as qualidades humanas é resposta de amor a Deus. 
O dom total. 
O dom maior do Espírito Santo é o amor, pois Ele é o amor entre o Pai e o Filho. O amor é o mandamento de Jesus e a vida de amor é produzida pelo Espírito. Este amor é o que realiza o ser Igreja, corpo de Cristo. Pedimos tantos dons ao Espírito Santo, mas nos esquecemos de pedir este dom fundamental que é primeira missão do Espírito Santo e a raiz de todos os outros dons. O amor é o maior dom do Espírito que é sua fonte. Na missa pedimos que o Espírito transforme o pão e o vinho no corpo e sangue de Cristo e nos transforme em corpo de Cristo. O corpo de Cristo se faz pelo amor que é infundido em nossos corações pelo qual dizemos Abbá–Pai (Rm 8,15). Peça o amor para ter todos os dons.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JUNHO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário