sábado, 20 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DO DIA 20 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São Lucas 5,27-32. 
Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi sentado no posto de cobrança e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-Lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?». Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Afonso-Maria de Ligório
 Bispo,doutor da Igreja(1696-1787)  
«Maneira de conversar com Deus» 
Voltai a Mim e vivereis! 
Quereis dar ao Deus que vos ama um sinal de confiança íntima, com o qual Ele ficará extremamente tocado? Quando cometerdes alguma falta, não hesiteis em vos lançar imediatamente a seus pés, para Lhe pedir perdão. Compreendei bem: Deus tem tal inclinação para o perdão que, quando o pecador se obstina em viver longe dele e privado da vida da sua graça, geme pela sua perdição e lhe dirige um apelo cheio de ternura: «Porque quereis morrer, casa de Israel, meu povo? Voltai a Mim e vivereis!» (Ez 18,31-32); e promete acolher a alma fugidia quando ela se lançar nos seus braços: «Voltai para Mim e Eu voltarei para vós» (Zac 1,3). Oh, se os pobres pecadores compreendessem com que bondade Nosso Senhor os espera para lhes perdoar! «O Senhor espera o momento de ter piedade de vós» (Is 30,18). Se compreendessem que Ele tem pressa, não de os castigar, mas de os ver convertidos, a fim de os abraçar e os apertar ao coração! Ouçamos a sua declaração solene: «Por minha vida, diz o Senhor Deus, Eu não quero a morte do ímpio, mas que se converta e viva» (Ez 33,11). O próprio Deus declarou formalmente que, quando uma alma se arrepende de O ter ofendido, Ele perde até a memória do seus pecados: «Eu não recordarei as suas iniquidades» (Ex 18,22). Assim pois, se cairdes em alguma falta, erguei os olhos para o Senhor, fazei um ato de amor e, confessando os vossos pecados, tende a certeza do seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário