sexta-feira, 27 de novembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 27 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,29-33. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Olhai a figueira e as outras árvores: Quando vedes que já têm rebentos, sabeis que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo o Reino de Deus. Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo aconteça. Passará o céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Guerric de Igny(1080-1157) 
abade cisterciense 
1.º sermão para o Advento;PL 185,11 
«Sabei que está próximo o Reino de Deus» 
«Aguardamos o Salvador» 
(liturgia latina; cf Fil 3,20)
Na verdade, é feliz a espera dos justos, daqueles que aguardam «a esperança bendita e o advento na glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo» (Tt 2,13). «Onde está a minha esperança, diz o justo, senão no Senhor?» (Sl 38,8). E depois exclama: «Eu sei que não desiludirás a minha espera (Sl 118,116). De facto, o meu ser já está perto de Ti, porque a nossa natureza, assumida por Ti e oferecida por nós, já foi glorificada em Ti. O que nos dá a esperança de que toda a carne venha a Ti (cf Sl 64,3)». No entanto, é com confiança ainda maior que esperam o Senhor aqueles que podem dizer: «O meu ser está perto de Ti, Senhor, pois entreguei-Te todas as minhas riquezas; ao largá-las por Ti, juntei um tesouro no Céu (cf Mt 6,20). Já depositei todos os meus bens a teus pés: e sei que mos devolverás em cêntuplo, juntamente com a vida eterna (cf Mc 10,30)». Vós, os pobres de espírito, sois bem-aventurados! (cf Mt 5,3) Porque o Senhor disse: «Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração» (Mt 6,21). Que os vossos corações O sigam, que sigam o seu coração! Fixai o vosso pensamento lá no alto, e que a vossa espera esteja suspensa de Deus, para poderdes dizer, como o apóstolo Paulo: «A nossa vida está nos Céus; é de lá que aguardamos o Salvador» (Fil 3,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário