segunda-feira, 23 de novembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 23 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,1-4. 
Naquele tempo, Jesus levantou os olhos e viu os ricos deitarem na arca do Tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva muito pobre deitar duas pequenas moedas. Então Jesus disse: «Em verdade vos digo: Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Todos eles deram do que lhes sobrava; mas ela, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Gertrudes de Helfta(1256-1301) 
Monja beneditina 
«O Arauto», Livro IV, SC 255 
Ir a Jesus com humildade 
[Gertrudes disse ao Senhor:] «Infelizmente, meu Bem-amado, nada tenho que seja digno de Vos dar, mas sei que, se possuísse tudo o que Vós possuís, de bom grado renunciaria a tudo isso para Vo-lo dar, com a liberalidade que Vos permitisse usufruir do que mais Vos agradasse». E o Senhor respondeu-lhe com benevolência: «Se encontras no teu coração a disposição de agir dessa maneira para comigo, tem por certo que Eu desejo tratar-te da mesma forma, e desejo-o na proporção em que a minha bondade e o meu amor são superiores aos teus». Disse ela: «E como deverei ir ao vosso encontro, quando Vos dignais vir a mim com tal torrente de bens?». «Nada te peço», replicou-lhe o Senhor, «a não ser que venhas a Mim vazia e disposta a receber, porque tudo o que Me agradar em ti, tudo isso o terás recebido de Mim como puro dom». Ela compreendeu então que este vazio era a humidade pela qual considerava não ter mérito absolutamente nenhum, não poder fazer fosse o que fosse sem um dom gratuito de Deus, e tomar como nada todas as suas capacidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário