domingo, 22 de novembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 22 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 25,31-46. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me". Então, os justos dir-Lhe-ão: "Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?". E o Rei responder-lhes-á: "Em verdade vos digo, quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes". Dirá então aos que estiverem à sua esquerda: "Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar". Então também eles Lhe hão de perguntar: "Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?". E Ele lhes responderá: "Em verdade vos digo, quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer". Estes irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Columba Marmion
(1858-1923) abade 
«A pobreza» 
Venha a nós o vosso Reino! 
O Verbo é Rei, Rei do Céu e da Terra. O Verbo vive e reina em Deus. Cristo apenas vive onde reina, pois é essencialmente Rei; Ele vive em nós na medida em que domina tudo em nós, em que reina sobre as nossas faculdades, em que ordena a nossa atividade. Quando tudo em nós vem dele, isto é, quando já só pensamos como Ele e só queremos o que Ele quer, quando não agimos senão de acordo com a sua vontade e tudo submetemos a seus pés, Ele reina em nós. Tudo aquilo que é próprio e pessoal em nós desaparece, para dar lugar aos pensamentos e aos quereres do Verbo divino. Este domínio de Cristo em nós deve ser completo, e pedimo-lo cem vezes ao dia: «Venha a nós o vosso Reino!» Que venha, Senhor, esse dia em que reinareis por completo em mim, em que nenhum motivo próprio perturbará o vosso poder em mim, em que eu serei como Vós, inteiramente entregue ao Pai, em que nenhuma inspiração própria contristará em mim a ação do vosso Espírito! Nesse dia, teremos reduzido o melhor que podemos, teremos abaixado o mais possível a nossa personalidade diante do Reino de Cristo; e Ele será verdadeiramente, para nós, tudo em todos (cf 1Cor 15,28). Moralmente, deixaremos de ter seja o que for como próprio, pois tudo Lhe pertencerá, tudo Lhe será submetido, tudo Lhe será dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário