sábado, 28 de novembro de 2020

EVANGELHO DO DIA 28 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,34-36. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da Terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Vicente de Paulo(1581-1660) 
Presbítero, 
fundador de comunidades religiosas 
Conferência às Filhas da Caridade,22/01/1645 
«Vigiai e orai em todo o tempo» 
Podeis dizer-me, minhas queridas filhas, que estais tão pouco recolhidas, mesmo quando rezais, que não conseguis estar um quarto de hora sem distrações. Não vos espanteis. Por vezes, os maiores servos de Deus passam pelas mesmas dificuldades. Um dia destes, estive a falar com um bom sacerdote, converso há vários anos, que passa grande parte do seu dia a rezar, e ele dizia-me que, na maior parte do tempo, não tinha gosto nem satisfação na oração, para além da que lhe advinha de dizer: «Meu Deus, estou aqui, na vossa presença, para fazer a vossa santíssima vontade. Basta-me que me queirais assim». Fazei vós o mesmo. Há um meio muito fácil: tomai como tema da vossa oração a Paixão de Nosso Senhor. Todas sabeis o que se passou nesses momentos, quer por terdes ouvido pregar sobre o assunto, quer por terdes meditado nele. Ó minhas filhas, que excelente meio de fazer oração é a Paixão de Nosso Senhor! Trata-se de uma fonte de rejuvenescimento, onde encontrareis coisas novas todos os dias. São Francisco não tinha outro tema de oração que não fosse a Paixão de Nosso Senhor, e recomendava a todos os seus filhos espirituais que dele se servissem continuamente. E onde pensais, minhas filhas, que o grande São Boaventura foi buscar toda a sua ciência? Ao livro sagrado da cruz. Fareis bem em vos habituardes a ele. Aconselho-vos a que o façais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário