PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO REDENTORISTA VICE-POSTULADOR DA CAUSA VENERÁVEL PADRE PELÁGIO SAUTER MISSIONÁRIO REDENTORISTA |
Todo o trabalho, principalmente o intelectual, deve ser interrompido para um descanso razoável. Cada duas horas de esforço exigem uma pausa. O arco não pode ficar sempre retesado, como dizia São João Evangelista.. A própria natureza nos avisa quando chega o momento de descansar ou relaxar. A noite é um desses momentos. Mesmo durante o dia é preciso fazer pequenas pausas. Sabemos disso, mas nem sempre sabemos como fazer. Vejamos agora um método muito prático.
Exercício deitado: Estender-se sobre um tapete ou esteira, de costas para o chão, sem nenhuma tensão. Músculos descontraídos. Cabeça e pescoço na mesma linha do corpo, calcanhares e pernas separados, braços ao longo do corpo, palmas das mãos para cima, dedos levemente curvos. Queixo sem rigidez, junto ao pescoço para não forçar a cabeça para trás. Forçar mentalmente os músculos das pernas e depois soltá-los suavemente. É bom colocar a cabeça sobre um pequeno travesseiro ou toalha enrolada. Enquanto permanecer nessa posição, mentalize suas tensões, feche os olhos e inspire profundamente. Estique a coluna vertebral e os membros do corpo antes de se levantar. Faça este exercício à noite, ou quando estiver cansado. (CONTINUA)