terça-feira, 25 de junho de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “SANTA MÃE DE DEUS”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
Cristo é nosso astro guia 
No início do ano civil a Igreja celebra a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. Rezamos na oração: “Ela nos trouxe o Autor da Vida”. Pela virgindade fecunda de Maria, Deus nos deu a salvação eterna, pois nos trouxe o Autor da Vida. O ano novo brota também desta relação bonita da humanidade com a divindade nos braços da Mãe. Esta é a nascente de toda benção: “O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e te dê a paz” (Nm 6,26). Não acredito em e nem leio horóscopo. Não me baseio em astros, pois não passam de belas estrelas que um dia estarão apagadas. Formam figuras imaginárias. Tenho um astro vivo e eterno, Jesus, imagem do Pai, rosto de todo homem e mulher. Neste início de Ano Novo vamos recorrer um horóscopo cristão que oriente todo nosso ano de 2017. São três elementos que orientam: O sol, não aquele que ilumina de dia e se esconde de noite. O Sol que veio nos visitar. Não ficou no alto, desceu e nasceu de uma Virgem. Depois do Sol, temos a figura dos pastores. Eles foram a Belém para ver o que os anjos lhes anunciaram. Encontraram o Menino na manjedoura (Lc 2,8-20). O terceiro elemento é você mesmo, pois, nos horóscopos, somos marionetes e escravos nas garras de astros e de um monte de fantasias. Mas você é filho adotivo, “predestinados a ser a imagem de seu Filho” (Rm 8,29). Por isso podemos dizer Abbá, Pai. “Somos filhos, e se somos filhos, somos herdeiros de Deus” (Gl 4,7). A vida, conduzida pelo Sol Nascente, será iluminada. Para Ele, mesmo as trevas não são escuras... e a escuridão é tão brilhante como a luz (Sl 139,12). 
Receita para bem viver: 
O primeiro elemento de nosso horóscopo cristão: você não recebe uma mensagem de fora, numa lei cega de rotas de astros com mensagens forjadas. É você, que olhando o Astro do presépio, Jesus, sabe a direção a tomar em sua vida, pois Ele é o “caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,60). Ele dá a palavra orientadora. A palavra que dirá o que somos é a Palavra de Deus. Ela orientará o que devemos fazer para chegar à felicidade e vencer o mal. O segundo elemento é você que saberá madura e livremente buscar as soluções dando os passos para ir até Belém como os pastores; saberá ouvir como Maria e meditar no coração o que vê e ouve. O pastor é o terceiro elemento: Jesus, Astro Rei, foi apresentado aos pastores. Sem a dimensão do irmão necessitado, não poderemos jamais nos considerar cristãos sérios e santos. A orientação da Palavra de Deus, dada pelo Astro Jesus, vai nos endereçar a atenção, o carinho e a caridade para com os mais necessitados. O diálogo com os pobres é elemento fundamental na pessoa de Jesus. Assim poderemos viver um ano feliz, pois “o Astro, Jesus” nos guiará. Só teremos força para ir aos pobres, se formos pobres diante de Deus, isto é, vazios de nós mesmos e cheios do amor que constrói.
Bênção que se constrói 
O Senhor te dê a paz (Nm 6,22-27). Queremos paz! Queremos um caminho seguro sem guerras, violência e tiranias. Basta fazê-lo. Queremos a bênção de Deus. Jesus é esta bênção. A bênção é um dom e uma missão: recebemos uma bênção para que sejamos uma bênção para todos, mostrando-lhes a face de Deus. Receita de felicidade: Ter um coração como o de Maria: “Guardar tudo que acontecer, meditando no coração” (Lc 2,19). Tenha certeza: Não se mede a quantidade de anos de nossa vida, mas a vida que colocamos nesses anos. Teremos todas as bênçãos que desejarmos se, primeiro formos uma bênção para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário