Evangelho segundo São João 3,16-21.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
Quem acredita n'Ele não é condenado, mas quem não acredita n’Ele já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus.
E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.
Todo aquele que pratica más ações odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas.
Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus».
Tradução litúrgica da Bíblia
Santo Hipólito de Roma(170-236)
presbítero, mártir
A Tradição Apostólica, 25
«Quem pratica a verdade aproxima-se da luz»
Ao cair da noite, quando o bispo estiver presente, o diácono trará a lamparina e, de pé diante de todos os fiéis presentes, dará graças. Começará por fazer a saudação, dizendo: «O Senhor esteja convosco». O povo responde: «Ele está no meio de nós». «Demos graças ao Senhor, nosso Deus». E o povo: «É nosso dever, é nossa salvação; grandeza e louvor Lhe sejam dadas, e glória», [...]
E rezará desta maneira: «Graças Vos damos, Senhor, por vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem nos iluminais, revelando-nos a luz que não se extingue. Pois que percorremos todo este dia e chegámos ao começo da noite, saciando-nos com a luz do dia, que criastes para nossa satisfação, e visto que agora, por vossa graça, não nos falta a luz da noite, nós Vos louvamos e Vos glorificamos por vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem Vos sejam dadas glória, poder e honra, na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Amén». E todos respondem: «Amén».
Levantar-se-ão, pois, após a refeição, para rezar. E as crianças recitarão os salmos, acompanhadas pelas virgens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário