sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Ele tem feito bem todas as coisas

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
Deus transforma as realidades do homem
Os milagres de Jesus correspondem às expectativas de tempos novos, semelhantes aos tempos do Êxodo e da volta do Exílio, como diz Isaias (Is 35,4-7). O povo, diante dos milagres de Jesus, dizia: “Ele tem feito bem todas as coisas: Faz os mudos falarem e os surdos ouvirem” (Mc 7,37). É o anúncio de que chegaram os tempos messiânicos. Vivemos esses tempos. Os milagres se referem a todos e não só aos beneficiados. A carta de S. Tiago ensina a tomar atitudes novas a partir da fé em Jesus. Esse santo homem de Deus, estimado pela comunidade, tem uma linguagem forte e prática: “A fé que tendes em Jesus não deve admitir acepção de pessoas” (Tg 2,1). Era um problema que existia e ainda existe. O respeito se deve a todos. Convoca a tratar todos de modo igual e não fazer distinção de pessoa privilegiando os ricos e poderosos.  Deus não faz acepção de pessoas. Tratar com respeito a todos é inteligência espiritual. Essa mudança de atitude será real quando nos deixarmos curar por Jesus. Jesus curou um surdo-mudo. Abre os ouvidos para ouvir a Palavra e a boca para anunciá-la. Usou a saliva: Ela era tida como uma espécie de semente da palavra. Está a significar que Jesus cura pela Palavra anunciada. A fé tem uma força curativa. Cura as atitudes. As missas de cura são muito apreciadas. Mas é preciso também curar nossas atitudes. A fé em Jesus não é a crença em uma série de verdades. É uma vida nova que transforma nosso modo de ser e viver entre as pessoas. O modelo é Deus que não faz acepção de pessoas. Eis o sinal que tempos novos estão chegando.
Um gesto transformador
O gesto de Jesus é usado no rito batismal no qual o celebrante dizendo effeta, tocando os ouvidos e a boca do batizando, diz: “O Senhor, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, conceda-te que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé para o louvor e glória de Deus Pai”. A fala estão em relação com a Palavra. O batismo nos faz idôneos para ouvir o Evangelho e proclamá-lo. O salmo convida ao louvor pelo bem que Deus que faz aos sofredores, em particular os pobres. O profeta Isaias faz as promessas que se realizam em Jesus. Esta atitude de acolhimento vai ao concreto da comunidade. A transformação provocada pela fé incide fortemente sobre a vida da comunidade. Tiago trata da distinção que se faz entre pessoas. No relacionamento com os pobres há questões profundas.  A riqueza da fé que é garantia do Reino de Deus é muito superior. Os pobres têm outro tesouro. Os pobres julgam os ricos poderosos para fazê-los ricos do único Tesouro que permanece, a fé que os torna dignos herdeiros do Reino do Céu. Deus dá o Reino a quem O ama. Se a conversão leva à mudança, são herdeiros.
Aprendendo do milagre
Atualizando o ensinamento desse milagre somos chamados a ter ouvidos atentos à Palavra de Deus, não só escrita, mas à Palavra viva e eficaz, presente no mundo. É o momento de saber falar as línguas do Espírito, isto é, proclamar o Evangelho em todas as linguagens do momento presente. Os novos meios de comunicação são um dom antes de ser um problema. Esta é a atitude fundamental do Servo de Javé: “Ele me desperta cada manhã e me excita os ouvidos, para prestar atenção como um discípulo” (Is. 50,4). Deus ao terminar a obra da criação “viu tudo que havia feito era muito bom” (Gn 1,31). De Jesus se dizia: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. É a nova criação. Nossa missão será fazer novas todas as coisas ouvindo e o anúncio da Palavra.
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário