sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “A fé comprometida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
50 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
O Filho do Homem vai ser entregue
Depois da transfiguração Jesus atravessa a Galiléia para a última viagem a Jerusalém. No caminho instrui seus discípulos e fala sobre o final de sua missão. Ensina que seu sofrimento, que conduz à ressurreição, acontece na comunidade na qual um se põe a serviço do outro, como o mais humilde, o menor. O sentido de sua morte é servir como o menor, como o escravo. Pôr-se a serviço é ser como a criança que acolhe com abertura de coração. Nesse acolhimento acolhe Jesus e assim acolhe o Pai. Como Jesus recusava a figura do Messias glorioso que havia no meio do povo, nós também devemos recusar a religião exterior e até bonita e grandiosa, para viver o serviço humilde acolhedor. Jesus sofreu a rejeição dos chefes do povo descrita já pelo livro da Sabedoria. Ele é justo perseguido porque incomoda. A rejeição a Jesus e seu ensinamento que a Igreja continua apresentando, vem da exigência de conversão. As pessoas não gostam de serem colocadas diante de seus erros. Por isso é preciso eliminar através da morte infame, o justo porque sua presença incomoda. O que pretendem é colocar o próprio Deus contra Jesus. E dizem: “Vejamos se é verdade o que Ele diz. Se, de fato, o justo é filho de Deus, o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos” (Sb. 2,17-18),. Lembramos que foram essas as palavras que os chefes do povo usaram para insultar Jesus crucificado: “Confiou em Deus, pois que o livre agora, se é que se interessa por Ele! Já que disse: eu sou Filho de Deus” (Mt 27,43), como lemos acima. Quando a Igreja não é perseguida é porque não segue Jesus.
Fé adulta
            Os discípulos, enquanto Jesus lhes mostrava os passos que se seguiriam em sua missão, discutiam sobre o futuro poder que teriam no Reino: “Qual deles seria o maior?” (Mc 9,34).  Sua fé era infantil. Não estavam ainda em condições de entender suas palavras. Muito claramente podemos ver a infantilidade de nossa fé, quando não somos capazes de entender o sentido da Paixão e Ressurreição de Jesus em nossa vida. Por isso nos perdemos em tantas coisas sem a necessária ligação com seu Mistério Pascal. Para empreendermos uma fé adulta temos que assumir a atitude fundamental de sermos pequenos e os últimos para servir a todos como o fez Jesus (Mc 9,35). Não basta aceitar Jesus, é preciso aceitar seu modo de ser. Não podemos fazer Jesus à nossa imagem, mas deixar que sua imagem transpareça de nossa vida. Para realizar esta verdade ensina o sentido do acolhimento mútuo no serviço fraterno. O serviço é sempre feito ao Pai e é a base de todo o culto que prestamos a Deus, pois o fazemos em Cristo servidor do Pai. É necessário acolher Jesus com o coração de criança. Só assim, como discípulos, anunciaremos Jesus Salvador.
Fé no dia a dia
            Tiago é prático e vai ao profundo da fé nas realidades de cada dia. Mostra que o acolhimento acontece no modo de tratar as pessoas. O tratamento dos outros não é algo exterior, mas vem do coração. Ele condiciona ser atendido nas orações ao tratamento dado aos outros. Como viver bem com Deus se não viver bem com os outros? A piedade se faz no coração, mas tem que ter a conseqüência nos atos do dia a dia que serão norteados pela sabedoria que vem do alto. Ela é pura, pacífica, conciliadora, modesta, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento (Tg 3,17). A fonte dos conflitos vem das paixões que estão dentro de nós. O acolhimento na fé transforma nossas atitudes e dá condições de nossas orações serem atendidas por Deus (Tg 4,1-3).
https://refletindo-textos-homilias.blogspot.com/
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário