domingo, 30 de julho de 2017

Homilia do 17º Domingo Comum (30.07.17)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
“Dai-me a sabedoria” 
Tesouro escondido
Falar de tesouro escondido parece um conto de fada. Hoje podemos dizer, trarar-se de um negócio muito bom. Em todo caso fica de pé a proposta de Jesus como um tesouro, como uma grande oportunidade. S. Mateus encerra o discurso das parábolas com as parábolas do tesouro, da pedra preciosa e da rede. Podemos identificar esse tesouro também com a sabedoria que Salomão pediu a Deus (1Rs 3,5.7-12). Depois de descrever o Reino em suas diversas dimensões através de simples parábolas, chama à decisão. Depois de descoberto, vale a pena dar tudo por ele, pois vale mais que tudo que possamos ter. O mapa do tesouro é a Palavra de Deus, Sabedoria que nos conduz. Jesus diz que o Reino é como uma rede que vai selecionar o que presta e o que não presta. É um convite a selecionarmos em nossa vida o que presta. Não damos murros no ar, como Paulo nos diz: “Quanto a mim, não é assim que corro, não sem rumo; é assim que luto, não como quem dá murros no ar” (1Cor 9,26). Quem descobre o valor do Reino não mede esforços e vida para possuí-lo. O primeiro modelo é o próprio Jesus que tudo enfrentou para implantar o Reino de Deus. Sabia de seu valor. Os apóstolos, mais claro ainda em Paulo, pela batalha que travaram para anunciar Jesus que tinha encontrado. Foi como cair de um cavalo e ficar cego pela luz. O Batismo o recuperou e imediatamente se pôs a evangelizar. Quem não descobriu o Reino, não consegue organizar sua vida de fé. É o que Jesus diz: é preciso deixar pai e mãe e tudo o que possui. Não se trata de ódio, mas de dar ao Reino o primeiro lugar. No Reino tudo toma sentido.
Como vossa lei!
O coração que escolheu o Reino de Deus se delicia. O salmo 118, em 176 versículos, descreve essa certeza usando as palavras lei, testemunho, promessa, preceito, mandamentos, decretos e palavra, para salientar a força da Sabedoria em nossa vida. O salmo diz: “Como amo os mandamentos que me destes!”. Mandamentos não são leis, e sim, expressão do amor de Deus que cuida de nós. Salomão recebeu, durante o sonho, a visita de Deus oferecendo-lhe tudo que desejasse. O jovem rei, sábio, pediu sabedoria, pois, com ela poderia dirigir seu povo. E Deus lhe dá sabedoria e mais, tudo o que ela contém. A descoberta do Reino é uma questão de amor. Quem ama, dá a vida pelo que ama. Quem se dedica à vida da Igreja, sem ter escolhido o Reino, prejudica o povo de Deus. O povo sabe muito bem quem age por fé ou que age por interesses outros. Deus é o tudo, para quem encontrou o tesouro. Fé é o tesouro que não se mistura com o que não seja da vontade de Deus. Venha vosso Reino e seja feita vossa vontade, que é viver o Reino.
Tudo concorre para o bem
São Paulo, na carta aos Romanos, dá uma resposta aos que se abrem ao Reino de Deus: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28). O grande prêmio que Deus oferece é a destinação que tem para aqueles que acolheram o amor de Deus, isto é, “serem conformes à imagem de seu Filho” (id 29) para chegarem à glorificação. Ser imagem do Filho supõe também passar pelo que Ele passou, isto é, os sofrimentos da Paixão. Esse aspecto é esquecido em certas pregações e orientações. Até se diz: “Você não recebeu o milagre, a graça, porque não rezou bem”. Jesus também rezou e muito bem, pedindo para ser livre da morte. E foi ouvido, como nos escreve a carta aos Hebreus 5,7. Deus entende o que é melhor para nós. O Reino nos é dado como Deus quer.
Leituras: 1 Reis 3,5.7-12;Salmo 118; Romanos 8,28-30; Mateus 13,44-52
1.    Depois de descobrir o Reino, tudo fazemos por ele.
2.    O coração que escolheu o Reino se delicia
3.     “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus”

            Nada de bijuteria

            Lindíssima oração de Salomão que quis acima de tudo a sabedoria. Com ela teve todos os outros bens. A sabedoria é identificada com a Lei de Deus, como lemos no salmo.
            Deus contribui para nosso bem, pois O amamos.
            No evangelho Jesus nos ensina que o Reino é um tesouro escondido que devemos procurar e que por ele podemos dar tudo que não saímos perdendo.
            O Reino é como uma pedra preciosa que encontramos e por ela vale dar tudo. A fragilidade da vida cristã vem do fato de nós não termos coragem de investir a vida. Não somos capazes de perder tudo para ter mais. Preferimos ficar com nossos tarecos que acolher sua riqueza.

            O Reino faz sua seleção como os pescadores que jogam fora os peixes ruins e ficam com os bons. Assim se faz o verdadeiro discernimento. Pelo bem, vale tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário