domingo, 23 de julho de 2017

COM ESPERTO, ESPERTO E MEIO

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO
REDENTORISTA
VICE-POSTULADOR DA CAUSA
VENERÁVEL PADRE PELÁGIO
REDENTORISTA
Certo camponês foi à cidade fazer compras no armazém e pediu ao dono que guardasse para ele uma quantia de dinheiro, pois ia viajar e não tinha onde depositá-lo:
- Confio no senhor. Tenho medo de perder ou ser roubado no caminho. 
Passados alguns dias foi pedir o dinheiro. O homem se fez de desentendido. Não se lembrava de nada. Discutir não adiantava. O lavrador foi desabafar-se com um amigo muito experiente. Este o aconselhou a fazer assim: 
- Vá ter com ele e peça desculpa dizendo que, de fato, tinha entregue o dinheiro a outra pessoa. Depois volte com outra quantia e peça para guardá-la, pois deu prova de honestidade. Desta vez leve uma testemunha. Depois venha falar comigo. 
O camponês fez cara murcha diante de tal conselho. Perder mais dinheiro? Essa não! Mas o amigo insistiu, dizendo que seria a única saída. Ele foi e fez como o amigo havia sugerido. Passados alguns dias foi ter com o amigo: 
- Devo fazer o que, agora? 
- Volte lá e peça a quantia que entregou. Mas não leve a testemunha. Vá sozinho, ouviu? 
O dinheiro voltou para seu bolso sem dificuldade. Mas faltava a primeira quantia. O compadre o acalmou: 
- A primeira quantia voltará também. Vá ter com o negociante, desta vez com a testemunha, e exija a quantia que entregou na presença dele. Cairá na armadilha, com toda a certeza. 
O falsário entregou tudo, sem tugir nem mugir. O estratagema foi complicado, mas deu resultado. Antes assim com bons modos, do que com a força da lei.
Palavra de Deus: Empresta ao próximo em sua necessidade. Quanto a ti, restitui ao próximo no tempo devido (Eclo 29,2-3). 
Oração:- Quando formos manipulados e explorados – ilumina-nos Senhor! – Sempre e em toda a hora – lembra-te de nós.
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário