Evangelho segundo S. Mateus 8,5-17.
Naquele
tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe
suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre
horrivelmente». Disse-lhe Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião
respondeu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz
uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum
subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai!’ e ele vai; a
outro ‘Vem!’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto!’ e ele faz». Ao ouvi-lo,
Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não
encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente
e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino
dos Céus, ao passo que os filhos do reino serão lançados nas trevas
exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes». Depois Jesus disse ao
centurião: «Vai para casa. Seja feito conforme acreditaste». E naquela hora, o
servo ficou curado. Quando Jesus entrou na casa de Pedro, viu que a sogra
dele estava de cama com febre. Tocou-lhe na mão e a febre deixou-a; ela
então levantou-se e começou a servi-los. Ao cair da tarde, trouxeram-Lhe
muitos possessos. Jesus expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os
doentes. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, dizendo: «Tomou
sobre si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças».
Tradução litúrgica da Bíblia
Comentário do
dia:
Catecismo da Igreja Católica §§ 830-835
A Igreja é católica: a palavra «católica»
significa «universal» no sentido de «segundo a totalidade» ou «segundo a
integralidade» «A Igreja é católica em duplo sentido: é católica porque nela
Cristo está presente. Onde está Cristo Jesus, está a Igreja católica» (S.to
Inácio de Antioquia); nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua
Cabeça (Ef 1,22-23). [...] Neste sentido fundamental, a Igreja era católica no
dia de Pentecostes e sê-lo-á sempre, até o dia da Parusia.
Ela é
católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do género humano
(Mt 28,19). «Todos os homens são chamados a pertencer ao novo Povo de Deus. Por
isso este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por
todos os tempos, para que se cumpra o desígnio da vontade de Deus, que no início
formou uma natureza humana e finalmente decretou congregar os seus filhos que
estavam dispersos» (Vaticano II, LG 13). [...]
Cada igreja particular é
católica. [...] Essas Igrejas particulares «são formadas à imagem da Igreja
universal; é nelas e a partir delas que existe a Igreja católica una e única»
(LG 23). As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma
delas: a Igreja de Roma, «que preside à caridade» (S.to Inácio de Antioquia).
«Pois com esta Igreja, em razão da sua origem mais excelente, deve
necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de toda a parte» (S.to
Ireneu). [...] A rica variedade de disciplinas eclesiásticas, de ritos
litúrgicos, de patrimónios teológicos e espirituais próprios das Igrejas locais
«mostra mais luminosamente a catolicidade da Igreja, indivisa devido à sua
convergência na unidade» (LG 23).
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