terça-feira, 12 de agosto de 2014

12 - SANTA EM TODAS AS ETAPAS DA SUA VIDA

Joana Francisca Fremyot de Chantal (1572-1641), foi santa como jovem, casada, viúva e como fundadora de Ordem religiosa. Quando tinha vinte anos de casada, o marido se acidentou gravemente numa caçada. Sua morte trágica foi um duro golpe para Joana. Refeita do abalo, resolveu dedicar-se exclusivamente à educação dos filhos. Cuidou também do seu sogro, de gênio difícil, da sua casa, dos empregados e dos pobres e enfermos.São Francisco de Sales, seu diretor espiritual, disse dela uma vez: 
-“Encontrei a mulher perfeita que Salomão procurou e não achou”. 
O primeiro encontro com São Francisco de Sales foi assim: Ele estava pregando os sermões da Quaresma de 1604, em Dijon. Joana tinha seus trinta anos e vestia roupa de viúva. No primeiro encontro o modestíssimo vestuáro da viúva não pareceu suficientemente modesto para ele. Daí a sua pergunta: 
- A senhora tem intenção de casar-se de novo?.
- Oh! Não! 
- Nesse caso! - acrescentou o santo. será melhor vestir-se com mais sobriedade.
Este passo para frente não foi fácil para ela, filha da rica nobreza, que viveu suntuosamente no castelo di Bourbilly com seu esposo Barão de Chantal, como pais felizes de vários filhos. Joana Francisca de Chantal foi modelo de jovem, mãe, irmã e, por fim, de religiosa. Santificou-se à custa de muitas provações. A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações.- Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa época, já existiam na França noventa casas da sua Ordem. 
Santa Joana Francisca de Chantal, roga por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário