(✝︎)Dong Hoi, Vietnã, 24 de novembro de 1838
Martirógio Romano: Na cidade de D ng H i, no Vietnã, os santos mártires Peter Dumoulin-Borie, bispo da Sociedade para Missões Estrangeiras de Paris, Peter Võ D ng Khoa e Vincent Nguy n Th Di m, sacerdotes, dos quais o primeiro foi decapitado, os outros estrangulados, por ordem do imperador Minh Möng.
Peter Vo post Khoa nasceu em 1790 na vila de Thuong Hai, província de Nghe An.
Aos nove anos, o jovem Khoa pôde frequentar aulas de escrita em chinês. Como era inteligente, foi enviado para a casa de Deus e depois enviado para estudar latim e filosofia no seminário. Peter Khoa foi ordenado sacerdote em 1830 e serviu em muitas paróquias.
Ele era um homem sério, e muitas pessoas tinham medo dele, mas imediatamente se sentiam à vontade ao conhecê-lo. Eles apreciavam suas virtudes. Em tempos de severa perseguição à Igreja, ele teve que se esconder aqui e ali sem abrigo estável.
Em 2 de junho de 1838, o Padre Khoa foi capturado enquanto celebrava missa. O Padre Khoa suportou setenta e nove golpes de rattan sem revelar nenhum nome cristão.
Em 4 de agosto de 1838, durante a segunda tortura, o mandarim perguntou ao Padre Khoa:
"Você já conheceu esses dois homens antes? "
O bispo Cao respondeu no lugar do Padre Khoa:
"Não nos encontramos durante o período de perseguição, porque fomos perseguidos por você aqui e ali. Só nos conhecemos recentemente nesse lugar. "
Em 9 de novembro de 1838, os mandarins escreveram uma sentença de morte para os três religiosos. A aprovação do rei à sentença de morte emitida para esses três homens de Deus chegou aos mandarins da província em 24 de novembro de 1838, enquanto os pregadores jejuavam. Naquele dia, o governador ofereceu uma última refeição a todos os prisioneiros condenados à morte. Os três padres não comeram nada, apenas tomaram um pouco de vinho para agradar o mandarim.
Depois disso, os três saíram da prisão e seguiram os soldados até o local da execução. O bispo Cao foi o primeiro, o Padre Khoa o segundo e o Padre Diem o terceiro. De cada lado havia duas linhas de soldados.
No local da execução, seis novas peças de tapete foram colocadas para eles por cristãos. O Padre Diem e Khoa estão deitados no tatame, de bruços para baixo, com braços e pernas estendidos e amarrados aos postes. Os carrascos puxaram as pontas das cordas, apertando a garganta da vítima com força, estrangulando-a até a morte.
A sentença inscrita no quadro de frases de madeira do Padre Khoa era a seguinte:
"Vo dang Khoa da vila de Thuan Nghia, província de Nghe An, sacerdote do cristianismo, é condenado à morte por corda segundo a ordem do rei. "
Seus corpos foram enterrados no local da execução, fora da capital da província de Quang Binh.
Em 1839, seus corpos foram transferidos para outro local. Quando o caixão foi aberto, o corpo do Padre Khoa ainda estava um pouco mole, mas era difícil separá-lo de seus ossos. As pessoas colocavam vinagre em seu corpo para que sua carne pudesse ser separada dos ossos.
São João Paulo II celebrou sua solene canonização em 19 de junho de 1988.

Nenhum comentário:
Postar um comentário