Crisógono, chamado de mártir pelo Martirológio Jerônimo, também aparece como bispo de Aquileia no catálogo episcopal relevante. Pela Passio (século V) de Santa Anastásia de Sirmium sabemos que: "Diocleciano ordenou levá-lo ao lugar chamado Aquas Gradatas e decapitá-lo ali"; ali ele provavelmente foi sepultado, como documentado por um sarcófago do século IV, existente em S. Canzian d'Isonzo com a dedicatória: 'Beatissimo Matyre Chrysogono'. Sua veneração teve difusão universal, tendo obtido um 'título' em Roma; seu nome também está incluído no Cânone Romano da Missa e sua figura aparece em dois mosaicos de Ravena do século VI.
Etimologia: Crisógono = nascido em ouro, do hebraico
Martirológio Romano: Em Aquileia, Friuli, comemoração de São Crisógono, mártir, que é venerado em Roma na igreja titular que leva seu nome no aniversário de sua dedicação.
O nome Crisógono vem do grego e significa "nascido do ouro". O soldado e sacerdote santo foi martirizado em Aquileia no século IV e enterrado na mesma cidade. Suas relíquias estão na catedral de Zadar. As notícias sobre esse santo às vezes são contraditórias. É assim que M.R. fala dele: "No mesmo dia do nascimento de São Crisógono Mártir, que, após sofrer por muito tempo correntes e prisão pela fé mais constante em Cristo, por ordem de Diocleciano foi levado a Aquileia e, finalmente, decapitado e lançado ao mar, realizou o martírio". Segundo algumas fontes, Crisógono exerceu o cargo de vigário em Roma por dois anos; homem de firme fé cristã, foi preso e confinado na casa de um certo Rufino por ordem de Diocleciano. Anastásia, filha do ilustre Praetextatus, era casada com Públio, que se opunha ferozmente à nova religião; por isso, ele a segregou em casa, submetendo-a a maus-tratos. Anastásia secretamente ajudava cristãos presos. Por meio de uma boa velha, iniciou uma correspondência epistolar com Crisógono, recebendo palavras de conforto e encorajamento dele. Após a morte de Públio, Anastásia pôde desfrutar de relativa serenidade por um curto período. Enquanto isso, Crisógono, que havia convertido Rufino e sua família, foi convocado por Diocleciano a Aquileia. O imperador, reconhecendo o valor de Crisógono, ofereceu-lhe a prefeitura e o consulado, sob a condição de que ele abjurasse. Mas o santo recusou com desdém e, por isso, foi decapitado em 24 de novembro de 303 na Aquae Gradatae, um local atravessado pela Via Gemina, cerca de doze milhas de Aquileia. Seu corpo foi abandonado à beira-mar, perto de uma propriedade chamada Ad Saltus, onde três cristãos chamados Chione, Agape e Irene viviam com o velho padre Zoilo. Este, tendo recolhido o corpo e a cabeça decepada de Crisógono, concedeu ao mártir um enterro digno em um nicho sob sua casa. Segundo outras fontes, porém, São Crisógono era amigo aquileiano dos irmãos Santi Canzio, Canziano e Canzianilla, e foi martirizado e enterrado nas Aquae Gradatae pouco mais de um mês antes de sua chegada a Aquileia. Segundo outras fontes, o Santo era bispo; na verdade, entre o final do século III e o início do quarto século viveram dois bispos chamados Crisógono que dirigiam a comunidade cristã de Aquileia. O culto a São Crisógono também era muito sentido em Roma, onde havia um título Crisógono em Trastevere, documentado desde o século V. Até hoje, porém, é impossível saber com certeza se o Crisógono do título de Trastevere deve ser identificado com o mártir aquileiano ou, em vez disso, com um mártir romano de mesmo nome, sobre quem nada se sabe. Sobre isso, deve-se dizer que a igreja trastevere de San Crisogono preserva a relíquia de uma mão e a coroa (obviamente de San Crisogono), que, chegando aqui no século XV, foi removida pela primeira vez em 1846 e devolvida em 1850. Guardado em um relicário, foi roubado nos anos 60 deste século e encontrado após alguns dias, talvez abandonado pelos mesmos ladrões sacrílegos, sem custódia em S. Maria in Trastevere. Atualmente, é visível no altar-mor de S. Crisogono. San Proto também foi sepultado no mesmo cemitério dos Canziani e Crisogono, ou seja, na vasta necrópole que se estendia ao longo da Via Gemina, uma artéria que ligava Aquileia a Tergeste (Trieste). Em San Canzian d'Isonzo, na capela de San Proto, há um sarcófago vazio do século IV, na frente da qual está gravada a inscrição Beatissimo Martyri Chrysogono. Na mesma capela também está o sarcófago (vazio) de San Proto. O culto a São Crisógono se espalhou imediatamente. Seu túmulo era um destino de peregrinação e era visitado por multidões de peregrinos desde o século IV. Também temos várias obras de arte que retratam São Crisógono: um afresco dos Santos Proto e Crisógono está localizado na capela de São Canzian d'Isonzo mencionada acima; os dois santos também estão representados nos mosaicos de Sant'Apollinare Nuovo, em Ravena. Uma magnífica pintura de São Crisógono a cavalo está, em vez disso, localizada na igreja de San Trovaso, em Veneza. O autor da obra de arte (criada antes de 1450) é o artista Michele Giambono. Na pintura, o Santo é representado como um cavaleiro que atravessa preguiçosamente uma floresta sombreada, por um caminho sinuoso e irreal.

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