(✝︎)Garraf, Espanha, 19 de novembro de 1936
Ele nasceu em El Manzano (Salamanca) em 25 de agosto de 1907. Mudou-se para Campello (Alicante), onde durante as perseguições do período da República Ele teve que suportar muitas dificuldades por causa de sua relação com os religiosos. Apesar disso, ele fez sua profissão como irmão salesiano em Gerona em 1932, e permaneceu lá por algum tempo antes de se mudar para Sant Vicent dels Horts (Barcelona). Quando a guerra começou, ele não quis abandonar os meninos que moravam lá, até que fossem expulsos. Alguns dias depois, ele retornou a Sant Vicent para visitar o Sr. Planas; o milicianos, que o seguiam, os detiveram. Seu era motivo suficiente para o 19 de novembro. Eles foram beatificados em 11 de março de 2001 pelo Papa São João Paulo II.
Martirológio Romano: Na vila de Garraf, no território de Valência, Espanha, os beatos mártires Eliseo García, religioso da Companhia Salesiana, e Alexander Planas Saurí, que, durante a perseguição à fé, foram considerados dignos de serem associados ao sacrifício salvador de Cristo.
O Beato Eliseu nasceu em El Manzano, Salamanca, em 1907, em uma família camponesa. Aos 22 anos, ingressou na Congregação Salesiana de Campello como aspirante e trabalhador na fazenda. Expulso de lá pelo ataque de 1931, chegou a Gerona, onde professou em 1932. Pouco depois, mudou-se para San Viçens dels Horts, sempre fiel ao trabalho que havia realizado.
Em 1936, os salesianos de San Viçens souberam o que havia acontecido na casa em Barcelona, que havia sido incendiada, mas só em 21 de julho a prefeitura teve um aviso na porta da escola informando que o prédio havia intervindo pelo governo da Generalitat. No dia 25, os milicianos ordenaram a desmontagem da capela e a remoção de qualquer placa religiosa. Os salesianos e as crianças que permaneceram no seminário passaram o tempo sem grandes convulsões até 12 de novembro, quando chegou a ordem de expulsão. Assim como o Pe. Alejandro Planas, que era leigo, permanecia no seminário como se fosse o colonizador da propriedade, o Pe. Eliseo foi visitá-lo com alguma frequência e lhe trouxe ajuda. E durante uma dessas visitas, ele foi preso e posteriormente baleado.
Eles foram beatificados em 11 de março de 2001 pelo Papa São João Paulo II.
Notas: Para relatar graças ou favores recebidos por sua intercessão, ou para informações, por favor entre em contato com o Postulador Geral da Família Salesiana: postulatore@sdb.org

Nenhum comentário:
Postar um comentário