Maudez é um santo bretão que viveu nos séculos V ou VI. Ele também é conhecido como Maudé, Maudet (francês bretão), Maodez ou Modez (bretão), Maudetus (latim), Mandé (francês) e Mawes (em Cornwall). No calendário bretão, sua festa é 18 de novembro.
Biografia
Diz-se que Maudez veio da Irlanda, ou do País de Gales, mas a maioria das fontes diz Bretanha. Ele primeiro se estabeleceu na costa sul da Cornualha, onde a vila de St Mawes recebeu seu nome. Uma capela dedicada a ele foi posteriormente abandonada durante o reinado de Elizabeth I. Uma segunda capela foi construída pelo Conde Temple em Church Hill em 1807; e reconstruído em 1881. A Igreja de St Mawes foi inaugurada pelo Bispo de Truro, George Wilkinson, em 5 de dezembro de 1884. [4] A opinião local afirma que St Mawes construiu o primeiro cais no porto para ajudar os peregrinos a acessar seu Poço Sagrado, que está preservado na vizinha Grove Hill.
Mawes então foi para a Bretanha e a tradição diz que ele desembarcou em Pleubiano. De lá, visitou muitos mosteiros na região de Tréguier, Dol e no país de Leão. Ele construiu sua primeira ermida em Lanmodez (recinto de Módez ou Maudez). Mudou-se para a pequena ilha deserta de Gueldénez (hoje chamada Île Maudez), no arquipélago de Bréhat[3], onde se estabeleceu com dois discípulos, Budoc e Tudy de Landevennec, provavelmente na segunda metade do século V. Vestígios de uma cabana de colmeia conhecida como Forn Modez (forno de Maudez) são visíveis na ilha. Budoc posteriormente fundou um mosteiro na ilha vizinha de Laurea.
Veneração
Maudez é, depois de Yves, um dos mais reverenciados entre os santos da Bretanha. Ele é invocado principalmente contra febres e cobras. No século IX, suas relíquias foram levadas para Bourges e para Saint-Mandé (Saint-Maudez), perto de Paris, para escapar dos normandos. Lá, uma capela foi dedicada a São Maudez. Quando as relíquias foram devolvidas à Bretanha, foram divididas entre nove igrejas. A igreja de Lennon, Finistère, preserva um relicário de São Maudez.
Mawes é venerado em Saint Mawes, na Cornualha, e nas Ilhas Scilly sob o nome de Saint Mawes. O Dia de São Mawe é celebrado em 18 de novembro. Em Lanmodez, um perdão ocorre no quarto domingo de agosto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário