sábado, 22 de novembro de 2025

Beato Bertran Francisco (Francisco Lahoz Moliner) religioso lassalista, mártir Dia da Festa: 22 de novembro

(*)Campos, Espanha, 15 de outubro de 1912 
(✝︎)Picadero de Paterna, Espanha, 22 de novembro de 1936
Martirológio Romano: Na cidade de Paterna, no território de Valência, Espanha, os bem-aventurados Elias (Julian) Torrijo Sánchez e Bertrando (Francis) Lahoz Moliner, religiosos do Instituto dos Frades das Escolas Cristãs e mártires, que, tendo Cristo como modelo, mereceram obter, durante a perseguição religiosa, a recompensa eterna prometida aos que perseveram na fé. 
Francisco Lahoz Moliner nasceu em Campos, perto de Teruel, Espanha, em 15 de outubro de 1912. Foi batizado no dia seguinte. Desejando tornar-se Irmão Lassalista, ingressou no Aspiranto de Cambrils em 10 de agosto de 1925, tendo frequentado anteriormente o Aspiranto de Monreal del Campo. Recebeu o hábito em 2 de fevereiro de 1929. Inicialmente, tornou-se professor no Aspiranto, onde cuidava dos alunos mais necessitados, e depois foi designado para catequizar os noviços. Com uma personalidade firme e austera, era um trabalhador incansável. Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola em setembro de 1936, ele e o Irmão Elias Julian foram designados para acompanhar alguns noviços de Valência e Aragão de volta para casa. Infelizmente, ele foi preso, colocado em confinamento solitário e depois executado no campo militar de Benimamet. O Irmão Bertran Francisco tinha apenas vinte e quatro anos. Foi sepultado em uma vala comum no cemitério de Valência. Esses dois religiosos e outros três irmãos pertencentes à Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs foram beatificados em 11 de março de 2001 pelo Papa João Paulo II, juntamente com um grupo de 233 mártires da mesma perseguição. 
ORAÇÃO: Senhor, que transformastes nosso irmão Bertrando Francesco em uma chama ardente que ardeu em benefício dos mais necessitados e se espalhou para todos que o encontraram em sua missão educativa, concedei que os jovens de hoje compreendam que, rejeitando a superficialidade e vivendo uma vida interior profunda, receberão de Vós toda a força para realizar grandes coisas a serviço dos outros. Ao descobrirem-Vos, poderão também compartilhar-Vos com os outros. Assim seja. 
Autor: Don Fabio Arduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário