Martirológio Romano: Em Ross, na Irlanda, São Fachanano, bispo e abade, que fundou um mosteiro neste local, famoso por ensinar as ciências sagradas e humanas.
Descendente da linhagem principesca de Corca Laighde, ele nasceu, por volta de meados do século VI, em Tulachteann, no território de Corca Laighde, assim chamado pelo nome da referida família que ali reinava. Tendo recebido sua primeira educação de Santa Ita, de quem recebeu aquelas lições de piedade que mais tarde produziriam frutos preciosos e abundantes, ele foi estudar na famosa escola monástica de Lough Eirce, perto de Cork, onde foi discípulo de São Finnbar.
Poucos anos depois de fundar o mosteiro de Molana, na pequena ilha de Dairinis, que fica perto de Youghal, na foz do Blackwater, ele retornou à sua terra natal e fundou a escola monástica de Ross, mais comumente chamada Ross Ailithir (agora Ross Carbery), que era uma das mais famosas da Irlanda, localizada em um promontório entre duas belas baías no lado sul. Seu nome deriva do grande número de estudantes peregrinos (ailithir = peregrino) que vieram não apenas de toda a Irlanda, mas de toda a Europa, para estudar a Sagrada Escritura e as artes liberais. A escola de Ross durou até 972 (o ano que parece corresponder a 991), quando foi destruída pelos dinamarqueses, de modo que, após quase três séculos de atividade fervorosa, todos os vestígios da instituição benéfica de Santa Fachtna desapareceram, dos quais, no entanto, a menção permanece no Livro de Leinster.
Foi durante o período de seu ensino em Ross que Fachtna ficou quase cego, tanto que não conseguia mais ler ou estudar. Voltando-se em súplica ao Senhor para obter um remédio para o mal pelo qual ele havia sido afligido, ele foi aconselhado por um anjo a ir banhar os olhos e o rosto com o leite da esposa de Beoan, o artesão, a quem ele foi então dirigido por Santa Ita, e a quem ele finalmente conseguiu encontrar em Corcobaiscind no condado de Clare, após uma viagem de cinco dias; tendo feito o que lhe fora ordenado, ele milagrosamente recuperou a visão.
Chamado de "vir sapiens et probus", Fachtna tornou-se famoso como pregador, ao que parece, e também foi um apreciado mestre da eloqüência, como atestado pelo apelido de Facundus, pelo qual era preferencialmente chamado.
Eleito bispo, ele fundou a Diocese de Ross, que ainda ocupa um lugar eminente entre os bispados irlandeses. Ele morreu de morte santa aos quarenta e seis anos de idade no final do século VI e foi enterrado em sua catedral em Ross.
Os dois Martirológios de Donegal e Tallaght o comemoram em 14 de agosto.
Fachtna é comumente identificada com o fundador homônimo e santo padroeiro da diocese de Kilfenora, o que pode ser muito provável, dado que ambas as dioceses celebram a festa de seus respectivos santos padroeiros na mesma data (14 de agosto) e que ambos os santos pertenciam à mesma linhagem principesca do Corca Laighde.
Autor: Niccolò Del Re
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário