domingo, 17 de dezembro de 2023

SÃO DANIEL, PROFETA

Judeu, de família nobre, foi deportado para a Babilônia (séc. VII a.C.). Pela sua sabedoria e capacidade de interpretar sonhos, tornou-se funcionário de Nabucodonosor. Profetizou a decadência do Império babilônico. Fiel à tradição dos seus pais, foi dado como alimento aos leões, mas Deus o salvou. 
O Santo Profeta Daniel (em grego: Δανιήλ) (séc. VI a.C.) é o quarto dos Profetas Maiores do Antigo Testamento, dotado de notável discernimento, viveu em castidade e profetizou o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo quatrocentos e sessenta anos antes. Sua história é contada no Livro de Daniel. Juntamente com os três jovens mártires Ananias, Azarias e Misael, a festa de São Daniel é comemorada em 17 de dezembro, e também no Domingo antes da Natividade. Vida 
Nascido em uma proeminente família do reino de Judá, ainda muito jovem presenciou a tomada de Jerusalém por Nabucodonosor. Naquela ocasião, São Daniel foi capturado e levado como escravo para a Babilônia, juntamente com o próprio rei Jeoaquim e incontáveis outros. São Daniel era completamente devoto a Deus, e seguia firmemente os seus mandamentos. Devido à sua obediência e fé, Deus concedeu ao jovem o dom do discernimento. 
Martírio e pós-vida 
De acordo com São Cirilo de Alexandria, São Daniel, juntamente com os três jovens, viveram na Babilônia até a velhice, e foram martirizados, sendo decapitados em defesa da Fé Verdadeira. Quando Ananias foi decapitado, Azarias estendeu seu manto e apanhou sua cabeça, Misael fez o mesmo com a cabeça de Azarias e São Daniel com a cabeça de Misael. Um anjo enviado por Deus trasladou seus corpos para a Judeia, e colocou-os sob uma pedra. De acordo com a tradição, quando da morte de Nosso Senhor, os quatro levantaram, aparecendo para uma multidão e, em seguida, adormeceram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário