segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Traduzindo o amor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Amor que se traduz em fatos
 
São João escreve em sua bela carta: “Não amemos somente em palavras, mas em atos e verdade” (1Jo 3,18). Não bastam belas palavras e discursos sobre o amor. O amor que é amor se traduz em ações concretas para com as pessoas, sem distinção. A identidade do discípulo de Jesus está no amor, pois toda santidade consiste no amor. Jesus é muito claro: “Meu mandamento é que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei” (Jo 13,34). Traduzir o amor nas diferentes situações é realizar o amor de Jesus. É o modo de encontrarmos Deus, pois “Deus é amor e quem ama permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4,16). Sem esse amor, ser cristão perde o sentido e esvazia o conteúdo da mensagem de Jesus. Cristianismo antes de ser uma doutrina é uma vida, e essa vida é o amor. É mais fácil saber a doutrina de cor, o que é bom, do que se comprometer com o irmão no gesto de amor e de serviço. Sobre os primeiros cristãos se dizia: “Vede como se amam”. Esse amor dava consistência a seu testemunho. Quem sabe a fragilidade do cristianismo na atualidade venha justamente da ausência do amor que Jesus põe como fundamento do novo povo de Deus. A Igreja sempre teve a preocupação de traduzir o amor em atos, como por exemplo, cuidando de crianças, doentes e ajudando os pobres de muitos modos. Cada comunidade deveria examinar-se se não gasta tempo demais com outras atividades da Igreja e não com o amor aos mais abandonados. Cada um veja bem sua vida de amor. 
Amar com o pensamento 
O amor não acontece somente em boas ações, mas também no pensamento. Em Jesus, tudo é completo. Um mestre da lei perguntou-lhe: “Mestre, qual é o maior mandamento?” Jesus respondeu: “O primeiro mandamento é: “Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. O segundo é semelhante ao primeiro: amarás o próximo”. O amor ao próximo envolve a pessoa inteira, na intenção, no espiritual, no intelectual, no afetivo etc... Sabemos que Jesus insista em que o olhar de mau desejo já consistia em pecado. Do mesmo modo, um olhar de amor e o amor que acontece nos pensamentos são realização do mandamento do amor. Se os “maus pensamentos” são pecaminosos e até tidos como graves, os bons pensamentos são realização do mandamento do amor, são caminhos de santidade. O amor envolve todo nosso ser e agir. Quem ama de fato pensa bem sobre as pessoas. Podemos fazer julgamentos prejudiciais a nós e aos outros. Jesus explica que do interior procedem as maldades. É do interior que procedem também a vida de amor. Jesus exige a perfeição: “sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste”. 
Amor é vida 
Jesus nos deu Sua vida através do amor. E diz que “não há maior amor do que dar a vida pelos amigos”. Sua missão era a vida. Veio para que tenham vida e a tenham em abundância. A realização máxima do amor é dar a vida. Muitos, como Ele, deram a última gota de sangue pelo amor. Contudo, dar a vida gota a gota dia a dia é também a máxima doação. O segredo primeiro da fé cristã é sair de si para ser para os outros. Assim fizeram os santos, canonizados ou não, que se doaram a Deus e aos irmãos, saindo de si para que a vida fosse abundante em todos. Traduzir o amor é a realização do amor.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário