segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

EVANGELHO DO DIA 24 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 3,22-30. 
Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: «Está possesso de Belzebu», e ainda: «É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios». Mas Jesus chamou-os e começou a falar-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode aguentar-se. E se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode durar. Portanto, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir: está perdido. Ninguém pode entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só então poderá saquear a casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos filhos dos homens, os pecados e blasfémias que tiverem proferido; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de pecado para sempre». Referia-Se aos que diziam: «Está possesso dum espírito impuro». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João Cassiano (360-435) 
Fundador de mosteiro em Marselha 
Sobre os principados, XIV; SC 54 
Todas as coisas serão submetidas a Cristo 
Há uma razão para o nome de principados e potestades [espíritos maus], que é o facto de exercerem dominação e império sobre povos diversos, ou de terem sob eles espíritos e demónios de categoria inferior, que o evangelho e eles próprios nos dizem chamarem-se legião. Com efeito, não podem ser chamados dominações, a não ser que tenham sobre quem exercer poder, nem potestades ou principados, se não houver ninguém sobre quem possam reivindicar preeminência. A blasfémia dos fariseus que o evangelho refere salienta bem esta verdade: «É por Belzebu, o príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios», afirmam (Mt 12,24). Noutra passagem, encontramos a designação de «poder das trevas» (Ef 6,12), e há outro demónio que é chamado «príncipe deste mundo» (Jo 14,30). Entretanto, como afirma o bem-aventurado apóstolo, estas dignidades hão de desaparecer, quando todas as coisas forem submetidas a Cristo, «que devolverá o Reino a Deus, seu Pai, depois de ter aniquilado todos os principados, potestades e dominações» (1Cor 15,24). O que não poderá acontecer se os demónios virem subtraído ao seu império aqueles sobre quem exercem, neste século, o seu poder, dominação ou principado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário