terça-feira, 25 de janeiro de 2022

EVANGELHO DO DIA 25 DE JANEIRO

Evangelho segundo São Marcos 16,15-18. 
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». 
Tradução litúrgica da Bíblia
Santa Catarina de Sena 
(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
O dom da conformidade com Cristo, 
cap. LIII, n.º 83 
 Paulo revestido de Cristo crucificado 
Santa Catarina de Sena ouviu Deus dizer-lhe: 
Paulo, qual vaso de barro, deixou-se formar e reformar pela minha bondade sem opor resistência. Quando Eu o atingia, a sua única palavra era: Senhor, que queres que faça? Diz-me o que gostarias que fizesse e fá-lo-ei! E Eu mostrava-lhe o que queria, pondo diante dele Cristo crucificado, revestindo-o da doutrina da minha verdade, esclarecendo-o na perfeição com a luz de um verdadeiro arrependimento, fundado no meu amor, que apagou o seu pecado. Desde então, ele não conheceu outra doutrina que a de Cristo crucificado. E aderiu de tal maneira a Ele que, desde então, nada pôde separá-los, nem os assaltos do demónio, nem as tentações da carne, às quais permaneceu sujeito por um decreto da minha bondade, que pretendia fazê-lo crescer ainda mais, através destes combates, em mérito e em graça, mantendo-o humilde, depois de o ter feito experimentar a sublimidade da minha Trindade. Nunca mais despiu esta veste, nunca mais se separou dela um instante que fosse. Perseguições, suplícios, tribulações - tudo sofreu antes de renunciar à doutrina da cruz. De tal maneira a tinha incorporado que preferiu sacrificar a vida a despojar-se dela, e foi com esta veste que voltou para Mim, Pai eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário