quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Símbolos do Natal!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
A criança e o adulto
, entendem mais, quando melhor participam. Preparar um presépio é muito gostoso, mas se as pessoas participam mais de sua montagem, torna-se mais proveitoso. Ele não é somente uma obra de arte tradicional, mas um símbolo de todo o mistério de Natal que celebramos. A montagem do presépio acaba sendo entregue a pessoas práticas, capacitadas e de muita devoção, mas o povo fica de fora a observar e admirar. 
O presépio é o primeiro símbolo, pois ele quer repropor a cena do nascimento. Resume em si todo o mistério da manifestação do Senhor. São Francisco foi o primeiro a fazê-lo. Como símbolo, seria interessante montá-lo juntamente com as crianças. 
Maria e José simbolizam todo o povo de Deus que se põe a serviço do Reino na pessoa de Jesus. Simbolizam o acolhimento de Deus e das pessoas que visitam o menino. Os pastores simbolizam todos os pobres que são tão abertos às coisas de Deus e são capazes de se por a caminho para ir ao encontro do grande dom de Deus em Cristo. 
A gruta simboliza a mãe terra que como que se abre para gerar a vida. Simboliza o aconchego da natureza que serve para a vida e o bem estar de todos. Acolheu a Deus e acolhe a cada um. Belo símbolo da força de fé do povo que luta por igualdade e fraternidade. 
Os Magos simbolizam a abertura a todos os povos. Trazem a idéia de que não podemos fazer diferenças e temos que aprender muito de todos os povos e culturas. Temos entre nós gente de tanta origem diferente. Jesus se abre a todos sem distinção. Os filhos de Noé, separando-se, deram origem a nossos povos. Os magos simbolizam os diversos povos que se unem para formar o único povo de Deus, de todos os povos. 
A estrela simboliza que Jesus é guia do seu povo e que temos que tê-lo sempre como o centro de nossos interesses e direção de nossa vida e atividades. Ele é a luz. 
O Anjo com a faixa “Glória a Deus nas alturas” é permanente convite a não nos fixarmos somente nos valores terrenos, mas transformarmos a mais simples atitude humana em louvor e glória a Deus, como transformar em valores terrenos o que encontramos em Deus para o bem de todos. 
O boi e o burrinho: são símbolos, como diz o profeta Isaias, da aceitação que devemos ter de Deus. Diz êle: “o boi e o burro conhecem o seu dono, mas meu povo não me conheceu” (Is 1,3). A melhor simbologia do presépio é o ambiente de fraternidade e de ternura que ele gera. Assim, recriando em nós esse ambiente, podemos ter certeza de ter realizado entre nós tudo aquilo que Jesus quis para nós quando para nós realizou todas aquelas maravilhas de seu Natal. O presépio vivo de nosso amor fraterno faz nascer Jesus no meio de nós. Ele é a árvore da vida, simbolizada na árvore de Natal. Ele é o presente do Pai.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM DEZEMBRO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário