quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “A história do amor de Deus”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Neste quarto domingo do Advento
estamos no segundo tempo do Advento, isto é, a preparação imediata para o Natal. A liturgia desta “novena” quer fazer-nos conhecer a pessoa de Cristo pois os textos privilegiam os oráculos messiânicos. Ele é o mistério escondido durante séculos e agora revelado. O mistério de Deus não é para ficar escondido, mas proclamado através da pessoa de Jesus e também de nós que O acolhemos. 
Para iniciar a história da salvação Deus escolhe homens concretos: Escolhe um povo, escolhe uma família e escolhe Davi. Escolhe sua descendência e lhe garante um trono eterno que será ocupado por Jesus. Esse dom se concretiza em Maria, filha do povo de Israel, filha de Davi, também ela escolhida. Nela se concretizam as promessas na pessoa de seu Filho Jesus, Filho de Deus, Filho de Davi, como vemos no evangelho da Anunciação. Maria dá seu consentimento e realiza-se a encarnação do Verbo de Deus. É revelado o mistério oculto desde toda eternidade! Este mistério é a missão de Cristo de nos conduzir ao Pai, dando a salvação a todos. Começando por Davi, vai acabar em você. Todo o mistério da encarnação e nascimento de Cristo tem a ver comigo. Por isso Maria anuncia: faça-se em mim sua vontade! Este evangelho vivido quer indicar que a salvação se realiza em mim. E Deus promete no salmo 88: para sempre vou manter meu amor. 
Quando falamos de salvação vemos sempre nossa situação negativa e a situação desastrosa do mundo. É a mania que temos de ver o lado escuro. Mas há o lado brilhante: a presença de Deus que penetra nosso mundo para elevá-lo através de Jesus e a colaboração da humanidade realizada pelo povo de Israel, a família de Davi e concretamente por Maria. O sim de Maria é nosso sim. Maria se engravida por obra do Espírito. É a humanidade que se torna grávida de Deus. É a natureza humana que se une à divindade na pessoa de Jesus. E não se separa mais. Estamos comprometidos com Deus. É o mistério revelado. 
Faça-se em mim sua vontade! Jesus também disse estas palavras para iniciar sua missão no mundo: “Eis que venho fazer vossa vontade”. Para nós fazermos a vontade de Deus necessitamos viver o mistério da Encarnação e do Nascimento: Viver crendo que Jesus vive no meio de nós e participar, por Ele, da natureza divina. Viver como Filhos de Deus, como irmãos. A presença de Deus no mundo mostra o amor imenso que tem por nós. Isso é a salvação. Viver o amor é crer e viver o mistério. Daí decorre também que a piedade mariana tem a ver com a salvação e não somente com um belo sentimento. Assim viveremos a vontade de Deus, como Maria viveu. 
(Leituras: 2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16 ; 
Romanos 16,25-27; Lucas 1,26-38)
Homilia do 4º domingo do Advento
EM DEZEMBRO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário