PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA REDENTORISTA 52 ANOS CONSAGRADO 45 ANOS SACERDOTE |
Somos desejosos de receber bênçãos de Deus. Gostamos até de pedir que pessoas nos abençoem. Cremos que a bênção nos traz algo que vai nos ajudar, proteger, amparar e curar. Ou, ao menos, vamos nos sentir melhor. A bênção estabelece uma relação muito bonita entre nós e Deus: somos como que acariciados por Deus com um privilégio grande de receber sua presença que nos enriquece. A bênção é uma participação nas generosas riquezas de Deus. Deus manda as pessoas abençoar. Pudemos ver isso na bênção que Moisés manda os sacerdotes darem ao povo. Em minha casa, todos os filhos pedem a bênção aos pais e tios. É bonito escutar mamãe dizer: Deus te abençoe, meu filho.
Mas, gostaria de mexer um pouco neste quadro devocional e encontrar um elemento mais rico para nossa espiritualidade. Não basta receber bênçãos, como a gente sempre quer; é preciso ser uma bênção. Você é uma bênção. Encontrei dois textos que falam de ser uma bênção: “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção”.(Gen. 12,2). “E há de suceder, ó casa de Judá, e ó casa de Israel, que, assim como éreis uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção” (Zacarias 8,13). Sereis uma bênção. Aqui podemos contemplar Maria. que foi uma bênção para nós, trazendo-nos Jesus, como bem apresenta a cena dos pastores que “encontram Maria e José e o recém-nascido deitado numa manjedoura”! (Lc 2,16). Maria, dando-nos Jesus, deu-nos todas as imensas bênçãos que Deus prometera para o povo.
O que é ser uma bênção? É tornar-se um irmão que abre o coração para que o outro se sinta acolhido e amado, como Maria faz na gruta aos pastores: acolher e ouvir suas palavras. Quanto as pessoas desejam ser ouvidas, sem preconceitos, sem esquemas feitos, sem pressa! É a capacidade de ter o rosto voltado para todos, como Deus faz brilhar sua face sobre nós. Fazer bilhar o rosto é estar voltado com carinho para com os outros, conhecendo-os, chamando pelo nome, tratando-os como pessoas. É ser misericordioso, Isto é, ter a capacidade de sentir com os outros a sua vida e tomar atitudes concretas para que vivam com segurança e alegria. Nossa vida é uma bênção, quando damos Jesus aos outros através de nossas palavras e ações. Isso é ser como Maria, uma bênção. Sê uma bênção. Em ti serão abençoadas todas as nações da terra” (Gn 12,30).
(Isaias 60,1-6; Efésios 3,3-6; Mateus 2,1-12).
Homilia da Festa da Mãe de Deus
Em Janeiro de 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário